Quem nunca entrou em uma loja e ficou por mais tempo só porque o ambiente era confortável? Ou, então, se sentiu extremamente produtivo em um local limpo, harmonioso e organizado? Embora, em geral, consideremos os ambientes como apenas um detalhe em nossa vida, não percebemos como o lugar em que nos encontramos influencia nossa maneira de agir e lidar com nossos problemas. Todavia, o ambiente interfere no seu dia a dia de maneira inconsciente. 

A fim de tornar essa influência algo produtivo, existe um ramo de estudos chamado Ambiente Construído, que procura melhorar a sua eficiência no ambiente de trabalho e até passar uma sensação de tranquilidade em locais caóticos como aeroportos.

Para entender melhor como o ambiente influencia nossa vida e nossa personalidade, o livro “Welcome to your world” (Bem-Vindo ao Seu Mundo) de Sarah Williams Goldhagen cita  um experimento realizado em 2009, em Londres, na companhia London Taxi Driver. O experimento consistiu em analisar como o cérebro dos taxistas reagia quando estes tinham que aprender o layout da cidade, ou seja, gerar memória espacial. 

Nele, percebeu-se  que o hipocampo dos taxistas havia crescido enormemente. O hipocampo é área do cérebro em que se consolida as memórias de longo prazo, sendo responsável pela navegação espacial e contendo os neurônios responsáveis pelo reconhecimento. Ou seja, a formação de memórias de longo prazo carregam consigo informações do local em que ocorreu a experiência. Além disso, as vias neurais que formam as memórias espaciais compõem as estrutura do cérebro que formam nossas memórias autobiográficas.

Mas o que isso significa? Segundo a autora, “significa nada menos que a arquitetura e o ambiente construído são centrais para a formação de nossas identidades”. Em resumo, as experiências que formam nosso humor e caráter estão intimamente ligadas ao ambiente em que nos encontramos.

Mesmo depois de toda essa explanação, você ainda pode estar se perguntando “Na prática como isso pode afetar minha vida?”. Existem várias maneiras de usar um ambiente ao seu favor. Em aeroportos, por exemplo, procura-se criar uma ambiente bem iluminado, espaçoso e com várias distrações, como lojas e lanchonetes, a fim de gerar uma sensação de tranquilidade mesmo em um local caótico com muitas filas e grande fluxo de pessoas e informação.

Além disso, de forma mais direta, um espaço bem planejado pode impulsionar sua empresa e melhorar o seu ambiente de trabalho. Veja como a arquitetura pode beneficiar um negócio e estimular um ambiente corporativo:

Como uma boa arquitetura beneficia o seu negócio?

1º- Criação de uma Identidade Visual

Se você tem uma loja ou empresa que existe, sobretudo, em vários lugares diferentes, é interessante que seu cliente identifique sua empresa como única. Nesse ponto, uma boa arquitetura gera uma identidade visual e uma personalidade para o seu negócio. 

2º- Mais Vendas

Todo negociante quer aumentar seus rendimentos e lucros. Para isso, um ambiente bem planejado pode “prender” o cliente em sua loja por mais tempo. Se um lugar é aconchegante e agradável, porque sair de lá, não é mesmo? Assim, com um cliente com mais tempo a sua disposição cria-se uma oportunidade de apresentar mais produtos e assim vender mais.

3º- Melhorar a Experiência do Cliente

A criação de um bom espaço, com estilo próprio, para o seu negócio faz com que o cliente se identifique com a marca. Dessa forma, ele pode ter uma melhor experiência, ficando mais confortável em fechar um negócio. Além disso, a probabilidade de fidelizar o cliente aumenta, o que é um ponto positivo para toda empresa.

Quais Vantagens de uma Arquitetura Corporativa?

Facilidade

Um projeto arquitetônico bem feito melhora a organização da empresa. Uma boa distribuição dos ambientes de trabalho beneficia a comunicação, o fluxo de pessoas e objetos, bem como a ergonomia dos funcionários quanto ao ambiente de trabalho. 

Conforto

Locais planejados visando o conforto, com luminosidade compatível e temperatura adequada, são mais aconchegantes. Tudo isso contribui para que os funcionários sintam-se mais confortáveis, o que aumenta a produtividade.

Por conseguinte, ter um ambiente planejado conforme as necessidades e particularidades de cada situação é um excelente investimento, sobretudo para quem visa produtividade e uma melhor experiência em seu trabalho ou negócio. Se ficou interessado, entre em contato com a IME júnior ou com um arquiteto para melhorar o seu ambiente de negócios.