Ao comprar ou construir uma casa, ninguém quer se sentir confinado. E, quando se trata de sensação de liberdade, o conceito aberto agrega muito ao projeto. Seja uma casa grande ou um espaço mais compacto, com esse conceito, o ambiente tem mais luz e fica mais fácil de se locomover de um lado para o outro.

Assim, o conceito aberto tem se tornado tendência por criar, com estilo moderno, um ambiente mais prático, funcional e descontraído. 

O que é o conceito aberto?

Um imóvel com conceito aberto não tem tantas paredes e portas, e os cômodos todos são fundidos em um só. Geralmente os espaços integrados são a cozinha, a sala de jantar e a de estar. Mas dependendo do projeto arquitetônico, até o quarto integra o mesmo ambiente.

Nesse conceito, a demarcação dos ambientes se dá conforme a disposição dos móveis. Um sofá, por exemplo, pode criar o ambiente da sala e separá-la da área de refeição, mas sempre permitindo visualizar o ambiente como um todo.

Quais as vantagens?

A popularidade do conceito aberto cresceu muito, e as razões para esse crescimento vão muito além de questões estéticas.

  • Socialização

Para quem gosta de cozinhar e receber visitas em casa, o conceito aberto permite que as pessoas na sala interajam com quem está na cozinha. Além disso, ajuda a promover a união da família, principalmente para quem tem filhos pequenos pois possibilita preparar as refeições sem perder as crianças de vista.

  • Conexão entre interior e exterior

Quando a moradia possui área externa, é possível conectá-la com o interior da casa. O conceito aberto permite o maior aproveitamento da luz e da ventilação natural seja de forma direta, por meio de uma porta de vidro que abre totalmente, ou indireta, com grandes janelas que permitem a entrada de luz. Assim, o exterior da casa é visível e faz parte do ambiente.

  • Amplia espaços compactos

Os apartamentos, em especial os mais modernos cujas metragens são cada vez menores, podem se beneficiar muito dessa tendência. Ao remover as paredes, o espaço é ampliado. Dessa maneira, a adoção do conceito aberto permite deixar o local maior, mais arejado e mais iluminado.

Por que adotar esse estilo?

Além do que já foi citado, ambientes integrados são modernos, arrojados e aconchegantes. Dessa forma, o espaço mais amplo, moderno e prático agrega muito ao projeto e, diante das diversas razões expostas acima, o conceito aberto é uma tendência que veio pra ficar.

Gostou da ideia?

Vem com a gente! A IME Júnior fornece serviços que irão auxiliar na execução do seu projeto, entre em contato e faça seu orçamento gratuito.