O gelo é algo muito comum no dia a dia de praticamente todas as pessoas. Mas você sabia que sua utilização na construção de casas e edifícios é quase tão essencial e importante quanto seu uso para gelar bebidas em churrascos de fim de semana?

O concreto resfriado é aquele que tem a temperatura reduzida por meio da adição de gelo à mistura, muitas vezes como alternativa para substituir a água. A adição de gelo ao concreto tem como objetivo principal a redução das tensões térmicas, que são as pressões exercidas pelos blocos de concreto, um sobre o outro, causadas pela dilatação excessiva do material em questão. Essas tensões térmicas são perigosas para a estabilidade da construção, porém são facilmente evitadas com o uso de gelo na mistura.

Esse processo é ideal para praticamente qualquer construção, porém é necessário para construções de grande porte, como barragens de hidrelétricas, blocos em fundações ou bases de grandes equipamentos onde há concentração no volume de concreto. Outro objetivo é evitar a elevação do concreto a um valor que ultrapasse o limite da capacidade resistente que resulte numa trinca ou rachadura de magnitude que comprometa a integridade estrutural.

O gelo usado não é o gelo comum de geladeira. Para fazer esse tipo de concreto, é necessário moer o gelo e deixá-lo em um caminhão frigorífico à disposição da central dosadora em caminhões frigoríficos e só pode ser colocado no caminhão betoneira momentos antes da carga. O caminhão betoneira é responsável por receber o concreto usinado da central dosadora e transportar até o local de aplicação nas obras. A temperatura inicial de lançamento é definida pelos técnicos e deve ser controlada durante toda a concretagem.

Como você deve imaginar, muito concreto exige uma grande quantidade de gelo. O recomendável é o uso de 100 kg de gelo por metro cúbico de concreto utilizado. A cada 1000 litros de concreto convencional, portanto, 100 kg de gelo, ou 111 litros, aproximadamente, são necessários. A proporção pode parecer pequena a princípio, porém a questão é pensar que sua utilização consiste em construções de grande porte, ou seja, muitos metros cúbicos!

A indústria de construções não vive sem gelo, uma vez que é uma solução simples e barata para evitar problemas grandes de fissuras e de tensões térmicas entre as estruturas de concreto. E você, já pensou que o gelo poderia uma vez ter sido usado para construir sua casa? Uma solução ótima e muito interessante para nossos problemas.