Atualmente, vivemos uma época de “boom” das soluções tecnológicas. Dentre elas as que mais se destacam são aquelas voltadas para a automação, que utilizam conceitos simples como baixo custo e versatilidade, ou outros mais complexos como IoT (Internet of Things). Nesse sentido, cresce a importância do emprego dos microcontroladores como componentes principais dos projetos realizados.

Arduino e Raspberry são algumas das mais conhecidas famílias de microcontroladores utilizadas hoje em dia, mas existem muitas outras, cada uma com sua vantagem. A família ESP é uma tradicional no mercado e, assim como suas concorrentes, oferece módulos de baixo custo e versáteis para várias soluções tecnológicas, dos quais destacam-se as séries ESP32 e ESP8266.

ESP32

ESP32 é uma série de módulos controladores lançada em 6 de setembro de 2016 pela empresa chinesa Espressif Sistemas, sediada em Xangai. Ele é o sucessor do ESP8266, também produzido pela mesma empresa.

Assim como outros controladores, o ESP32 possui em sua placa um microprocessador, do tipo Tensilica Xtensa LX6 com duas variações dual-core e single-core, além de incluir uma antena integrada, RF tipo balun, amplificador de potência e outros componentes que auxiliam na recepção, no armazenamento e no tratamento de dados.

Essencialmente, ESP32 é uma série, pois vários modelos foram lançados com algumas particularidades: alguns lançados por outras empresas, ou com antenas, memória RAM e conectividades específicas. No Brasil, por exemplo, encontramos modelos com e sem conectividade Bluetooth para serem utilizados de acordo com o projeto.

Vantagens

As principais vantagens da série ESP estão no baixo custo e na fácil conectividade com outros dispositivos, além de ser open-source.

Todos os microcontroladores foram pensados de tal forma que pudessem ser adquiridos a baixo custo, permitindo que qualquer pessoa pudesse desenvolver um projeto, seja para fins didáticos ou profissionais. Com o ESP não é diferente, alguns modelos podem ser adquiridos em outros países pelo valor de 5 dólares. No Brasil, podem ser adquiridos modelos mais completos do ESP32 por 80 reais, e outros módulos por preços ainda menores.

Os módulos de conectividade Wi-Fi e Bluetooth já adicionados às placas ESP32 fazem com que ele seja melhor empregado em projetos de IoT, por exemplo. É muito mais simples e adequado utilizar um ESP quando há a necessidade de conectar o projeto à Internet, pois o dispositivo tende a ficar mais integrado. De fato, algumas vezes um módulo ESP é utilizado em conjunto com outros microcontroladores para facilitar a conectividade desse com outro dispositivo.

O ESP32 também é um dispositivo open-source, o que permite uma fácil programação. Seu processador é capaz de ler várias linguagens e de várias plataformas: utilizando a própria IDE do Arduino, com o núcleo específico; programando em JavaScript ou Python, por exemplo.

Aplicabilidade

O módulo ESP32 foi feito para diversos ambientes. Sua construção permite que trabalhe em ambientes de temperatura de -40ºC até 125ºC. Por ser compacto, permite que o usuário tenha diversas funcionalidades sem que os dispositivos fiquem muito grandes. Isso associado a alta performance e ao baixo custo faz do ESP32 um ótimo candidato a projetos que necessitam de grande versatilidade. 

Um exemplo disso, é a utilização desse microcontrolador como núcleo de um projeto de altímetro. Associado a sensores de pressão, temperatura e posicionamento geográfico, o ESP é capaz de medir velocidade e tempo de queda de um objeto lançado e armazenar esses dados ou utilizá-los de alguma maneira. Isso sem precisar ocupar muito espaço, já que os componentes são compactos. 

Outras formas de uso estão associadas a processos de automação de dispositivos, como ar-condicionados, televisores e lâmpadas, que precisam de constante conexão com a Internet para serem controlados por meio de aplicativos de celulares em algumas residências mais recentes.

Conclusão

O objetivo da Espressif Sistemas é apresentar dispositivos que facilitem a produção de soluções ligadas a IoT, por isso seus produtos já apresentam fácil conexão com Internet de várias formas possíveis, e são baratos com relação a outros. O ESP32 pode não ser o melhor microcontrolador para outros usos, mas quanto à conexão com a Internet obtida a baixo custo, tende a ser o mais querido pelos programadores.