Em um mundo cada vez mais hiperconectado, onde quase tudo e todos estão a alguns poucos cliques de distância, os dados se tornaram recursos tão valiosos e lucrativos que por vezes chegam a ser taxados de petróleo da era digital.

Apesar de inerentemente valiosos, os dados precisam ainda ser processados, analisados e compreendidos, assim como o petróleo precisa passar por uma série de etapas de refinamento antes que seu verdadeiro valor possa ser atingido. 

Daí que surge o papel da análise de dados, abrangendo diversos métodos, tais como: mineração de dados, mineração de texto, inteligência empresarial e visualização de dados. 

É preciso, então, entender de fato o papel da análise de dados e como ela pode ser usada ao seu favor e do seu negócio.

Mas afinal, o que é análise de dados ?

A análise de dados nada mais é do que um conjunto de processos que, munidos de uma quantidade suficiente de dados, são capazes de transformar dados brutos em informações úteis para um entendimento aprofundado acerca de causas e soluções de problemas, comportamentos e padrões, além de permitir inúmeras previsões frente a tendências futuras, com o intuito preventivo e corretivo.

E qual a importância da análise de dados ?

A análise de dados seleciona, organiza, interpreta, estrutura e apresenta os dados em informações úteis que fornecem contexto para dados que antes eram apenas um aglomerado de informações sem aparente correlação direta. Fornecem, assim, um amparo concreto, baseado em uma análise mais técnica e computacional, para a tomada de decisões eficientes e bem embasadas.

Vamos pensar em um exemplo simples em que a análise de dados pode ser utilizada. Imagine que seja preciso diminuir os gastos mensais com funcionários de uma empresa. O dono da empresa deve procurar responder a seguinte pergunta: é possível reduzir a quantidade de funcionários sem reduzir a qualidade de seu produto?

Objetivando responder essa pergunta, pode-se utilizar a análise de dados. Antes de tudo, o analista deve reconhecer quais são os dados que serão úteis para conseguir a informação necessária. Neste caso, o número de funcionários e o preço de cada um deles, bem como a quantidade de tempo que cada um gasta em funções importantes podem ser bons indicadores.

Para responder a pergunta inicial, provavelmente será necessário responder outras perguntas derivadas, como: algum funcionário está sendo sub-empregado?Quanto custaria para fazer uma especialização? Após a coleta dos dados, a análise em si será realizada.

Pode-se começar a manipulação dos dados plotando-os e verificando correlações ao criar uma pivot table no Excel. É possível calcular as medidas de tendência central e variabilidade dos dados, como média e desvio-padrão. Ao realizar essa análise inicial, é possível que seja necessário revisar o tipo de dado que foi coletado ou mesmo buscar coletar mais dados. Além disso, o uso de softwares como RStudio são muito úteis para uma análise de dados avançada.

Finda a tarefa de análise em si, é preciso interpretar os resultados obtidos e responder a pergunta inicial. Então, utilizando os resultados obtidos a partir da análise, pode ser traçado um plano de ação para que o dono da empresa o realize.

Certo, mas o que meu empreendimento tem a ganhar com a análise
de dados ?

Os dados estão por toda parte e são obtidos das mais diversas formas, seja a partir de formulários, websites, redes sociais ou até mesmo de pagamentos eletrônicos. É quase certo que o seu empreendimento coleta ou consegue coletar uma quantidade significativa de dados. Dados esses que, se utilizados e refinados adequadamente, com o auxílio da análise de dados, tem uma capacidade gigantesca de potencializar o seu negócio.