Ao montar um site para negócios, uma importante decisão é a escolha da “ferramenta” utilizada para tal. Atualmente, as opções mais escolhidas para montar sites são WordPress (plataforma de montagem de sites a partir de plug-ins prontos, feitos em linguagem php) e Html (linguagem apropriada para escrita de texto e montagem de sites). Mas, qual é a vantagem em escolher o html? O que faz com que seja html seja a melhor opção?

Para responder à questão, devemos explorar alguns pontos.

Customização

O WordPress é famoso por permitir a criação de um site sem nenhum conhecimento prévio de linguagem computacional. Tal benéfico vem com um preço: os sites ficam dependentes de plug-ins já prontos e disponíveis, fato que limita a customização do site: é mais complicado fazer algo novo ou não disponibilizado na plataforma, limitando o resultado final. Ja o Html é altamente editável por si só, fato que permite que o site tenha o formato exato que o seu dono precise.

 

Atualizações e Backups

 Uma vez que o site já está na web, são necessários certos cuidados para mantê-lo funcionando, isso é, o site deve estar atualizado com a versão mais atual da plataforma. 

Para o WordPress, que passa por atualizações mais frequentemente que o html, isso se torna uma desvantagem, já que todos os plug-ins usados no site devem estar atualizados para seu correto funcionamento. 

Nesse sentido, para que não se percam dados, backups mais frequentes são necessários para o WordPress.

Complexidade

Para sites mais simples (em que predominam imagens e textos), WordPress pode resolver bem o problema, mas com o aumento da complexidade do site (uso de sistemas de compra on-line, por exemplo), mais plug-ins são necessários para que este funcione, fato que deixa o código mais denso e complexo, sendo mais difícil corrigir problemas.

Além disso, um uso maior de plug-ins aumenta a chance de mau funcionamento ou não funcionamento do site. Por não depender de plug-ins e lidar bem com funcionalidades mais complexas (não exigir um aumento tão grande do código para tal), html também ganha nesse aspecto.

Imagem de uma IDE código escrito

Recursos

Como dito anteriormente, dada a maior quantidade de atualizações e backups, WordPress exige mais manutenção e hospedagem mais especializada, o que implica num maior uso de recursos (sejam esses recursos de tempo ou recursos financeiros). Já o Html exige menos para se manter em perfeitas condições.

Dessa forma, enquanto WordPress pode servir melhor para sites mais simples, o html abre possibilidades de customização que não existem no outro. Sendo assim, é imperioso a análise cuidadosa de qual ferramenta utilizar na hora de começar a fazer um site, ainda mais quando se considera critérios como confiabilidade e flexibilidade.

Ficou em dúvida sobre qual ferramenta utilizar? Fala com a gente que nós te ajudamos!