O que é uma PCB?

Uma PCB (Placa de Circuito Impresso) é uma placa com trilhas de cobre onde correrá eletricidade e espaços para soldar componentes eletrônicos que serão organizados para cumprir um determinado fim.

Por praticidade, e também por não ocupar um espaço significativo, a maciça maioria dos eletrônicos vendidos possuem em seu interior uma PCB, e por maciça maioria eu quero dizer desde um controle remoto até o dispositivo que você está usando para ler esse texto, a única diferença entre esses dois é a complexidade do circuito.

Quando olhamos a tecnologia que antecedeu as placas de circuito impresso conseguimos perceber o tamanho do avanço que essas pecinhas fizeram na revolução científica. 

Como desenvolver uma PCB?

Agora que já sabemos o que é uma placa de circuito impresso, precisamos aprender como criar uma.

O processo inteiro começa com uma ideia. Normalmente ela surge quando você se depara com um problema e acha que a eletrônica seria capaz de resolver ele. Você pode estar trabalhando com automação de ambientes, controle de acesso, utensílios médicos ou iluminação pública, muita coisa pode se tornar um problema de eletrônica.

A partir da ideia é necessário esquematizar o projeto, isto é, determinar quais peças serão usadas e com quem elas estarão ligadas no circuito .

Essa é a parte mais crítica do desenvolvimento, ela representa a alma do protótipo, uma conexão errada, um componente mal escolhido ou um erro lógico vão comprometer totalmente o funcionamento da placa.

Considerando que vencemos a etapa do esquemático, agora é hora de imprimir as informações na placa. Sabendo quais componentes precisam estar ligados nós traçamos as trilhas de cobre que irão desempenhar o papel de transmitir a energia. Dependendo do nível de complexidade e necessidade a placa pode ser impressa de forma caseira ou fabricada.

  • Caseira: Você compra uma placa de cobre e traça o seu circuito utilizando uma caneta macia e mergulha tudo em um composto químico que irá retirar os excessos de cobre, mantendo apenas as suas trilhas. Depois você pode soldar os componentes com uma solda simples e por sua placa caseira para funcionar. É óbvio que, por ser manual, ela não terá um acabamento tão refinado e haverá sempre o risco de erros por manuseio indevido, mas é uma forma barata e bem divertida para desenvolver um hobby.
  • Fabricada: A partir do esquemático você desenvolve um modelo 2D da placa especificando as possíveis camadas de trilhas de cobre e os componentes eletrônicos. Daí você envia o esquemático e a modelagem para uma empresa especializada nesse tipo de produção e recebe a sua placa com a aparência profissional. Com uma montagem especializada você corre um risco muito menor de falhas físicas e ainda tem um controle muito mais preciso da dimensão do protótipo. Tanto o esquemático quanto a modelagem da placa podem ser feitas usando softwares específicos como o Altium Designer e o Autodesk Eagle.

Fazendo uma recapitulação de tudo que a gente acabou de ler, as etapas para o desenvolvimento de uma PCB são:

  1. Uma ideia;
  2. A produção do esquemático;
  3. A impressão da placa de forma caseira ou a criação do modelo da placa para ser enviada para uma empresa especializada.

Se você chegou até aqui achando tudo meio complicado, eu te dou uma boa notícia: Você não precisa de todo esse conhecimento de softwares e eletrônica para criar um protótipo. Contanto que você tenha uma ideia, a IME Júnior termina as outras 2 etapas por você.