A ideia de expressar objetos por meio de desenhos não é nova, desde a arte rupestre até os dias de hoje, os homens veem necessidade em registrar coisas, eventos e seres.

Não é diferente para as engenharias e a arquitetura, nesses casos, o desenho apresenta grande importância na organização e facilidade de comunicação entre colaboradores dos projetos.

O que é?

O desenho técnico é uma maneira de representação gráfica de objetos em estudo de maneira clara e precisa, de maneira que profissionais de mesma área possam entender exatamente o projeto em questão.

Deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Dessa forma, todos os elementos do desenho técnico obedecem às normas técnicas, ou seja, são normalizados.

Segue uma norma internacional de símbolos, tipos de linhas, cotagem, legenda, vistas e projeções.

Quais são os tipos?

A maneira mais comum de representar um objeto é fazer as vistas ortográficas de seus lados no papel. É claro que o número máximo de desenhos é seis, imagine a seguinte abstração: colocamos o objeto dentro de uma caixa cúbica, de maneira que cada face da caixa esteja paralela ao lado do objeto mais próximo dela, cada face da caixa receberá a projeção desse lado mais próximo, então, como um cubo tem seis faces, podem existir até seis projeções.

Dependendo da simetria do problema, muitas dessas projeções ficam redundantes e, portanto, não são necessárias. Usualmente, dispõe-se essas projeções  ou no 1º ou no 3º diedro.

Existem, também, maneiras de representar os objetos tridimensionalmente, fazendo os desenhos axonométricos e cavaleiros.

Por que é tão importante?

O desenho, seguindo sua definição, é claro, objetivo e preciso, além disso, como segue uma padronização internacional, ele pode ser compreendido por qualquer profissional do mundo, além de apresentar de forma organizada as dimensões das peças. Com isso, é possível fazer transferência de tecnologia, internacionalização da produção de máquinas, peças e projetos inteiros, tudo de uma maneira inteligível e organizada, evitando desentendimentos, desperdício de material e até falhas completas e desastrosas de uma construção.

O desenho técnico é, hoje, uma das mais importantes partes de um projeto e tópico de conhecimento obrigatório para qualquer profissional que se aventurar nos ramos da engenharia e arquitetura.

Ficou interessado no assunto? Quer um desenho técnico de alguma peça? Entre em contato conosco, podemos te ajudar!