Quando o calor chega, não tem como pensar em outra coisa que não seja um ambiente bem climatizado. A climatização gera um aumento da qualidade de vida e do conforto e um ganho de produtividade, caso seja um ambiente de trabalho, afinal, nenhum funcionário quer trabalhar no calor pleno e nem no frio supremo.

Um erro comum é achar que quanto maior a máquina de ar condicionado, melhor ficará o ambiente. Essa é uma ideia errônea, mas fácil de intuir. Máquinas grandes claramente darão conta do trabalho, entretanto, máquinas menores podem dar conta do recado com a mesma eficiência de um grande ar condicionado e com o bônus de não consumir tanta energia. O que é ótimo independente da sua necessidade, afinal quem não quer economizar dinheiro nas contas no final do mês?

O projeto de climatização auxiliaria a determinar o tipo de equipamento adequado para cada ambiente. O cálculo é feito levando em conta todos os fatores do ambiente a fim de não se superdimensionar e nem subdimensionar. Ambos os casos trazem prejuízo, tendo em vista que o primeiro gera desperdício de energia enquanto o último sobrecarrega o equipamento, o que aumenta a necessidade de manutenção, ou seja, mais desperdício de dinheiro, além disso o ambiente não estaria agradável, pois o equipamento não seria capaz de suprir uma necessidade.

Diferentes ambientes precisam de diferentes refrigeradores

Um ambiente climatizado se torna agradável, chamativo, principalmente para cidades quentes. Mas a climatização não gera apenas conforto e ganho de produtividade, ela é capaz de trazer outros benefícios também. Diversos equipamentos são munidos com filtros capazes de eliminar fungos e bactérias. E, por isso, grandes hospitais costumam ser climatizados, pois não é só conforto, é saúde também.

Mas quais são os aparelhos a serviço da climatização? Não há somente ar condicionado, há também climatizadores, aquecedores, umidificadores e máquinas de refrigeração. Cada um deles tem características próprias essenciais para trazer o conforto desejado.

  1. Ar condicionado: aparelho mais utilizado tendo em vista que é o mais eficiente de todos. Ele opera resfriando o ar do local e jogando o calor extraído para fora do ambiente;

  2. Aquecedores: atuam de maneira inversa ao ar condicionado. Eles adicionam o ar quente ao ambiente desejado. Evidentemente é recomendável para lugares em que o frio gera desconforto;

  3. Umidificadores: adicionam umidade ao ambiente e por isso consegue melhorar a qualidade do ar principalmente para lugares muito secos. Outra aplicabilidade é para pessoas com problemas respiratórios crônicos que necessitam de ambientes mais climatizados para o bem-estar; e

  4. Climatizadores: Máquinas que costumam ser móveis que com a circulação do ar conseguem promover a climatização do ambiente.

Além dos diversos tipos de dispositivos, dentro deles há diversas formas de se esquematizar a climatização. Grandes ambientes, como shoppings centers, pedem a necessidade de chillers, que são resfriadores a base de água para grandes ambientes. Enquanto que para ambientes menores pode-se utilizar outros aparelhos como por exemplo o ar condicionado por dutos ou pelo sistema de VRF. A escolha do dispositivo errado leva a desperdício de dinheiro.

Um ambiente pode ser muito bonito esteticamente, mas, sem um clima agradável, será desconfortável.

Gostou do artigo e quer saber mais como esse serviço pode gerar economia de energia à sua casa ou ao seu negócio? Entre em contato com nossa equipe e nossos consultores ficarão felizes em ajudá-lo!