As impressoras 3D são ferramentas que surgiram no mercado a um certo tempo, mas ganharam muita força, principalmente na última década, sendo um método de criação de peças revolucionário. Vastas são as possibilidades que ela traz consigo, mas, apesar disso, seu uso ainda não se tornou coerente com o benefício trazido por ela. Mas o que é impressão 3D? Como funciona? E qual suas utilidades?

O que é impressão 3D?

Impressão 3D é um método de prototipagem de objetos baseado na adição de material de acordo com o modelo computacional 3D do que se deseja imprimir. O que é tão revolucionário neste tipo de máquina é que as usuais de fabricação funcionam retirando material até dar a forma do objeto desejado, enquanto aquela deposita o material formando o objeto por camadas superpostas.

Existem diversos tipos de impressora, as mais comuns são do tipo fabricação com filamento fundido (FFF ou FDM), em que um fio de material é colocado em um bico extrusor que derrete o material e o deposita enquanto se move até a formação do objeto.

Estas são as mais utilizadas pela sua facilidade de uso, preço de material, sendo os mais usados ABS ou PLA, e facilidade de armazenamento. Apesar disso, seu nível de detalhamento é inferior às outras.

Existe, ainda, a de fotopolimerização, em que luz ultravioleta é lançada sobre um polímero liquefeito, solidificando-o sobre as áreas atingidas.

Outro tipo é o de sinterização seletiva a laser, que é semelhante ao anterior, porém coloca-se uma camada de pó extremamente fino e, com um laser de alta potência, funde-se o material, que pode ser plástico ou metálico.

Hoje em dia, para muito se tem usado as impressoras 3D, desde moldes para fabricação de peças e miniaturas para maquetes até casas e carros. Inclusive, alguns estudos estão sendo realizados para a utilização destas na fabricação de órgãos para transplantes.

Então por que não usar em seu projeto?

Como funciona?


O funcionamento da impressora começa na criação do modelo 3D em software. Vale ressaltar que nem toda geometria criada pode ser impressa, deve-se ter cuidado com a intenção do projeto nesta fase. Após o modelo computacional ser feito, ele é fatiado em diversas camadas horizontais de impressão, que, dependo da peça, podem ser dezenas, centenas ou até milhares. Passada essa fase, o arquivo fatiado é levado a impressora e ela começa seu trabalho.

Vantagens de sua utilização

1.Capacidade de inovação e customização

Inovação e tecnologia estão não só alinhadas, mas também dependentes. Hoje em dia a criação de produtos específicos tornou-se mais recorrente; algo que não tem no mercado ou que nem foi inventado ainda, porém, com este recurso você é facilmente capaz de tornar esta idealização “produto perfeito para mim” realidade. Com os softwares de modelagem e eventuais suportes para peças, o limite é a sua criatividade


2.Praticidade e velocidade

Quando a ideia surge você quer torná-la um objeto palpável o mais rápido possível, ter em suas mãos. Com a impressão 3D, este processo se fez muito prático. Basta modelar o que deseja e botar para imprimir que o terá rapidamente, sem precisar passar por processos demorados de fabricação e prototipagem regulares.

3.Baixo custo

Polímeros no geral são matérias-primas baratas no mercado, para a matéria prima das impressoras não é diferente. Comparativamente a outros processos de fabricação o custo de cada peça impressa é muito menor, podendo até girar em torno dos centavos.

A impressão 3D não tem revolucionado só o mercado da fabricação, tem revolucionado também o mercado das ideias, da inovação. Em um mercado competitivo como é atualmente, inovar tornou-se uma necessidade e nada melhor para ajudar do que uma prototipagem barata, rápida e bem feita.

Quer tornar sua ideia realidade? Quer sair na frente da concorrência no mercado? Fale conosco!