A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar

-Albert Einstein

Haja vista filmes de ficção científica do século passado, é possível notar que parte desses apresentam projetos de máquinas ditos como mirabolantes para a época. Entre eles, temos: “O Vingador do Futuro (1990)”, em que carros autônomos dirigiam sem a presença de um motorista, os quais já estão sendo produzidos atualmente pela Google e inclusive possuem autorização para rodar como testes em alguns lugares dos Estados Unidos; “O Dorminhoco (1973)”, que apesar de ser um filme de comédia, tem uma cena na qual o robô Woody Allen auxilia em uma cirurgia, uma realidade já aplicada em vários hospitais. Esses exemplos evidenciam que boas ideias atreladas ao uso de uma mão de obra qualificada podem trazer “à vida” projetos capazes de tornar um sonho ou ideia um projeto inovador.

A ideia inovadora

A vida de um projeto de máquina nasce com a ideia, esta deve responder a um conjunto de perguntas importantíssimas:

A minha ideia é útil?

Ideia útil não é somente aquela que inventa algo nunca pensado antes. Reinventar, transformar algo “ultrapassado” e reformular seu conceito para facilitar a vida das pessoas é o mais importante. A exemplo disso, citamos o aplicativo uber, o qual pegou o conceito de mercado apresentado pelos táxis e reformulou seus ideais para apresentar um conceito muito mais compatível com a realidade tecnológica e acessível para a sociedade hodierna. Assim, podemos dizer que uma ideia é útil quando ela aborda um problema frequente trazendo a ele uma solução alternativa de forma a viabilizar um modelo de negócio consistente e, consequentemente, retorno econômico.

Obs: Tal passo é essencial a fim de que não se tenha gasto de dinheiro desnecessário.

A minha ideia melhora a vida das pessoas?

Uma ideia que torna as pessoas mais felizes, conscientes e engajadas é indubitavelmente inovadora. A inovação deve gerar, compartilhar valores e sem dúvidas ser algo dito “mutualista” (relação onde todos ganham). Além disso, dada a conjuntura atual do globo, resoluções sustentáveis para os problemas atuais estão em alta, como por exemplo a utilização de energia sustentável.

Respondidas essas perguntas, pode-se estruturar um mapa mental do que se deseja ser criado e, mesmo que a ideia esteja ainda bruta, precisando ser um pouco mais lapidada, é importante que o objetivo esteja o mais claro possível.

A Viabilidade Do Projeto

Uma vez definidas as diretrizes de uma máquina inovadora, é chegada a hora de colocar o projeto efetivamente no papel.

Estudo de otimização

Apresentado o objetivo, criam-se ideias de diferentes máquinas que apresentem o mesmo resultado. Dessa forma, tem-se uma variedade de soluções consideradas satisfatórias, permitindo o enxugamento de gastos e um consequente melhor desempenho do projeto. O que necessita uma análise técnica elaborada, assim, dada a importância desse passo, é possível encontrar profissionais de consultoria no mercado para ajudá-lo a determinar requisitos técnicos do produto.

Modelagem 3D

Com o esboço do projeto em mãos, começa a parte computacional, a modelagem em três dimensões, com a qual é possível desenhar no computador as peças rascunhadas no papel e, posteriormente, fazer a montagem dessas. Isso fornece uma boa visualização de todos os ângulos de como o produto será fisicamente, ademais, pode-se escolher dentre uma grande gama de materiais, qual deles irá compor cada parte do equipamento.

Além disso, em muitos dos softwares especializados para fazer a modelagem, há a possibilidade de se fazer simulações de esforços nas peças separadamente e no equipamento como um todo avaliando os pontos fracos, de menor resistência e, também, o ciclo de vida do produto.

Impressão do Protótipo

A impressão do Protótipo consiste na criação de uma peça real utilizando-se uma impressora 3D. Esse protótipo representa fisicamente sua máquina o que leva a uma melhor percepção da sua dimensão, bem como de seu design. Dessa forma, podem ser feitos mais testes mecânicos e também perceber defeitos antes não vistos no modelo virtual.

Observadas as etapas supracitadas e com um auxílio técnico coerente, está finalizado o projeto de sua máquina. Dessa forma, essa está pronta para ser produzida de forma segura e de acordo com suas necessidades reais.

Gostaria de tirar sua ideia do papel? Ou quer conhecer mais sobre nossos projetos na área de Engenharia Mecânica.