O QR ( Quick Response – resposta rápida – ) Code é essencialmente um novo código de barras 2D, sendo que o antigo operava somente na horizontal, já este trabalha com códigos com informações tanto no plano horizontal como no vertical. A grande característica desse novo código é a facilidade de manuseio, precisando apenas de uma câmera fotográfica para adicionar dados a algum aparelho. Desta forma, hoje, ele já pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares e, assim, tornou-se um meio abrangente, prático e rápido de transmitir dados e informações.

Devido a grande praticidade em seu uso, o QR Code pode ser implementado nas mais variadas situações. O mercado de trabalho brasileiro, por exemplo, costuma se focar sua atenção nas áreas de controle de acesso e i.d., visando: eficiência, automatização e segurança para funcionários e clientes de instituições públicas ou privadas.

Temos aqui dois exemplos de uma possível utilização dessa tecnologia:

  • Para acesso em condomínios:

As vezes a ter segurança pode não ser muito fácil nem prática. Com a ajuda do QR Code, através de um aplicativo ou até mesmo impresso, manter a segurança e tornar as coisas cada vez mais fácil é um objetivo plenamente atingível. Não precisando, assim, que você precise realizar várias etapas para coisas cotidianas, como autorizar diariamente a entrada de um empregado doméstico.

Como o QR code é uma espécie de código de barras evoluído, que pode ser lido por qualquer celular com câmera ou uma webcam. Ou seja, o visitante frequente poderá ou utilizar o celular para mostrar o código QR toda vez que for entrar, ou imprimir o próprio código em algum documento preparado anteriormente. Dessa forma, o acesso pode ser feito com apenas o QR Code. Esta proposta otimiza o dia-a-dia de condôminos e funcionários sem prejudicar a segurança. 

  • Para controle e automatização em ônibus publico:

Para eliminar de vez a cobrança em dinheiro das passagens de ônibus em Campinas (SP) e acabar com a dupla função dos motoristas, que trabalham sem cobradores, todos os 1.250 veículos do transporte coletivo municipal vão aceitar a validação do bilhete por código de barras do tipo QR Code. A medida foi adotada após o Ministério Público do Trabalho (MPT) entrar com uma ação judicial contra as concessionárias de transporte público de Campinas por conta do acúmulo de função. “É uma resposta para duas questões que ainda estavam com problemas na questão do transporte. Primeiro, a questão trabalhista, do motorista cobrar a passagem do ônibus também. E, o segundo, a segurança para todas as pessoas que usam o transporte”, afirma o prefeito Jonas Donizette (PSB).

O sistema consiste em um leitor para códigos de barras em 2D instalado nos veículos. Atualmente, ao menos 22 mil pessoas ainda pagam a passagem com dinheiro na cidade, que equivale a 10% do total de passageiros. A expectativa da Prefeitura é reduzir a zero os assaltos em ônibus.

Então por que não usar uma tecnologia tão prática? Essa tecnologia:

  • É uma codificação rápida e segura;
  • Pode ser utilizado em vários tamanhos e dimensões;
  • Pode armazenar diferentes tipos de informações;
  • Podem ser utilizados criptografia usando algoritmos para proteger a informação, caso utilizado para algo sigiloso;
  • Tornam o contato entre o mundo online com o mundo offline mais dinâmico.

Um rápido e fácil acesso a vários tipos de dados com um simples leitor portátil, para empresas, é algo ideal, já que influi diretamente no ganho e promove mais competitividade no mercado.

Além da praticidade do seu manuseio, já que basta ter um celular, algo extremamente comum no cotidiano brasileiro atual, para pôr em funcionamento suas aplicações.

Então, ficou interessado em usar um serviço de controle acesso via QR Code? 

Saiba como nós da IME júnior podemos lhe ajudar a fazer isso. Fale conosco!!