Muito utilizado no exterior, o drywall é um material ainda pouco explorado no setor da construção civil brasileira devido ao pouco conhecimento dos profissionais e do consumidor final. Embora introduzido no Brasil há mais de duas décadas, muitas informações equivocadas circulam em torno do que é drywall e seu uso, principalmente no que diz respeito à sua durabilidade e resistência.

O drywall, traduzido do inglês como “parede seca”, é um modelo de vedação utilizado em edifícios residenciais e comerciais. Como seu próprio nome diz, é um método de construção seca e, por ser um material industrializado que já vai pronto para a obra, permite uma construção muito mais limpa, que não demanda a utilização de argamassa ou outro material.

Como funciona o sistema drywall

A chapa ou placa de drywall é um conjunto composto por um núcleo de gesso natural e aditivos, revestido com duas lâminas de cartão duplex. Nessa união, o gesso proporciona resistência à compressão e o cartão, resistência à tração, tornando o material resistente mecanicamente.

Para a construção de paredes e forros, as chapas de drywall são estruturadas por perfis de aço galvanizado, que sustentam as placas pela fixação feita por parafusos. Além desses componentes, o sistema se utiliza também de massas e fitas para acabamento no material.

Vantagens do Drywall:

O drywall  é utilizado como base de muitos projetos, tem como uma de suas grandes vantagens ser composto por gesso acartonado e ser uma vedação leve, reduzindo o orçamento em até 60%. Seu acabamento é tão bom quanto outras vedações, como a alvenaria, permitindo a personalização com pinturas, cerâmicas, texturas e até madeira. 

Existe também a possibilidade de criar móveis com o drywall, como estantes de TV e bancadas para escritório, podendo ser combinado com diversos materiais como vidro e madeira. Existe a viabilidade de incluir um projeto de iluminação nos móveis de drywall, pois é possível, no interior das peças, esconder a fiação facilitando o uso de um sistema de iluminação embutido. Além da simplicidade para a montagem do móvel.

Outros motivos para a escolha dos clientes no uso do drywall é a construção otimizada, com o emprego de menos mão de obra e com a diminuição do desperdício de materiais utilizados no canteiro de obras. Por ser um material pré-fabricado, sua instalação envolve apenas a fixação das placas em uma estrutura de metal, com isso gerando menos resíduos. Além disso, o material demolido por ser reaproveitado.

Desvantagens do Drywall:

Como desvantagens para a utilização do Drywall, pode-se mencionar que ainda há preconceito por parte de alguns clientes de edifícios comerciais, o que leva ao uso da vedação em bloco cerâmico. Esse preconceito, apesar de ainda existir, já diminuiu bastante em relação há décadas, quando o sistema foi introduzido no mercado brasileiro.

Outro fator importante é que o comportamento do Drywall à umidade depende da escolha da placa e do distanciamento das extremidades com as lajes de piso e cobertura, sendo um dos itens mais críticos, principalmente para as placas comuns. Ele exige a presença de juntas de dilatação bem produzidas na interface com as lajes, pois a variação por conta de dilatação térmica é diferente do concreto. Portanto, esses fatores somados ao fato dessa técnica ser um sistema novo, ainda não produzido por mão de obra abundante, e sim especializada, podem encarecer bastante o custo final da obra.

Além disso, o usuário precisa estar atento com alguns cuidados com o Drywall, como não arremessar objetos ou bater nas paredes, devido a fácil ruptura. Inclusive essas informações devem estar presentes no manual do proprietário. Objetos fixos à parede como quadros, nichos, painéis, devem ficar tão próximos quanto possível dos reforços de madeira (outro item a considerar no manual do proprietário), o que demanda montagem ou, quando da instalação, uma reforma para inserção.

Gostou desse artigo?

Ficou interessado no assunto? Quer implementar essa modernidade que é o Drywall no seu projeto? Entrem em contato com nossa equipe, a IME Júnior oferece serviços que irão auxiliar na construção dos seus projetos e colocar suas ideias no papel.