O que é?

Um sistema de controle de acesso é qualquer tipo de seleção que autorize ou não o acesso de um usuário a um determinado local ou conteúdo. 

Com o avanço tecnológico atual, o controle de acesso lógico é muito utilizado em diversas áreas. Esse tipo de controle utiliza recursos eletrônicos para garantir a segurança de um local, como o uso de biometria em portarias de edifícios, ou de um recurso digital, como a utilização de senha para o login no computador.

Mas por que você precisa disso? Imagine que você tem um dispositivo de bolso que contenha informações pessoais, fotos e documentos importantes. É óbvio que você não quer que qualquer um tenha acesso a esses dados, por isso é sensato ter uma senha ou algum recurso biométrico como impressão digital ou detecção de rosto. Este pequeno dispositivo se chama celular e acredito que você não goste de andar na rua com ele desprotegido.

Essa é a principal necessidade que motiva a instalação de um sistema de controle de acesso, impedir que pessoas não autorizadas tenham contato com uma informação ou um material e que não dependa de recursos humanos, como guardas e vigias, para realizar esse bloqueio de forma efetiva.

Mas afinal, para que tipo de serviços esse tipo de sistema é indispensável?

  • Empresas com grande volume de acesso de funcionários e visitantes;
  • Empresas e instituições que precisam controlar horas extras de trabalho;
  • Locais com seções de acesso restrito por risco ou confidencialidade;
  • Monitoramento por parte da área de Relações Humanas;
  • Instituições que necessitam cortar gastos com profissionais de segurança;

De que modo aplicar?

Tendo isso em vista, exploremos as maneiras de aplicação desses sistemas. Podemos separar em formas mecânicas e eletrônicas. As formas mecânicas são os meios que utilizam recursos mecânicos para garantir uma entrada. Pode-se dar como exemplo as chaves, fechaduras, cadeados. São formas simples de controle que podem ser violadas com esforço físico e arrombamentos. Já as formas eletrônicas dependem de recurso mais tecnológico, são exemplos:

  • RFID: Método de identificação for frequências de rádio (Clique aqui para ver nossa publicação sobre RFID)
  • QR Code: Código bidimensional que armazena em seu desenho informações textuais como senhas, endereços URL, contatos, localizações, etc.
  • Biometria: Caracteres exclusivos de cada indíviduo, como impressão digital, íris ou até o formato tridimensional do rosto.
  • Cartões Magnéticos: Cartões de plástico com tarjas magnéticas que armazenam dados.

Existem muitas outras formas, cada uma com suas peculiaridades, vantagens e desvantagens, mas essas são as que estão mais difundidas no cotidiano comum.

Para ter um sistema de controle de acesso eficiente, é necessário que o cadastro de novas permissões e de novos usuários seja fácil e rápido. Além disso, é preciso que seja um sistema integrado por meio de compartilhamento de nuvem ou IoT(internet das coisas), de forma que permissões possam ser garantidas ou retiradas remotamente de forma imediata, aumentando a segurança no ambiente de trabalho.

Algumas perspectivas para o futuro

Sabendo que estamos em meio a uma revolução tecnológica, na qual as máquinas estão desempenhando cada vez mais funções, seria estranho se já não houvessem pesquisas para automatizar completamente os sistemas de controle de acesso.

Apesar de já ser possível dispensar as pessoas que outrora exerciam a função de controle, ainda há a necessidade de um programador definir um critério, critério esse que será usado para permitir o acesso ou não,  podendo ser uma senha, um banco de dados registrados. 

Para evitar dar margem para qualquer subjetividade humana é que se estão pesquisando formas de integrar inteligências artificiais e aprendizado de máquina para criar sistemas capazes de, além de controlarem o acesso mediante o parâmetro definido, saberem determinar situações de risco ou tentativas de invasão.

É claro que há um caminho longo até esse tipo de tecnologia ser implantado, mas uma coisa é certa, cada vez mais empresas utilizam e desenvolvem meios eletrônicos para proteger seus pertences e não tem porquê você ser a exceção.

Interessado em implementar sistemas de Controle de Acesso em seus serviços? Entre em contato com a equipe da IME Junior para ajudarmos a tornar seus desejos realidade.