Desde os primeiros anos da escola, ensina-se a distinguir áreas urbanas de áreas rurais, de modo que esses dois espaços tornam-se excludentes, de certo modo. Com o passar do tempo, alinhado ao avanço da tecnologia, observa-se o uso extensivo de máquinas e equipamentos cada vez mais modernos em ambientes rurais, o que o aproxima do seu aparente oposto. Por outro lado, essa modernização também acarretou uma série de transformações no meio ambiente, apresentando riscos e efeitos negativos para todos.

Por conta disso, a noção de sustentabilidade se tornou um dos protagonistas da contemporaneidade, evidenciado em diversos setores. Esse conceito é utilizado, inclusive, para avaliar a evolução da humanidade, por meios dos dezessete objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). É essencial, portanto, a constante adoção de técnicas e alternativas sustentáveis nas mais diversas esferas de atuação possíveis. Nesse breve texto, serão abordadas algumas soluções sustentáveis para as construções civis, as quais reduzem tanto o impacto ao meio ambiente, quanto os gastos dos proprietários.

Soluções

Dentre diversas áreas que possuem necessidade de ampliação de medidas sustentáveis, a área de construção civil tem recebido grande notoriedade, por conta  dos canteiros de obras geram grande quantidade de resíduos e entulhos, além do uso extensivo de energia elétrica e outros fatores atrelados que agridem o meio ambiente. O principal objetivo em implementar as soluções sustentáveis, durante e depois da construção, é reduzir os impactos ao meio ambiente, alinhado ao conforto e à melhora na qualidade de vida dos habitantes.
Citam-se, por tanto, diversos benefícios, como:

  • Redução de gastos, a partir da reutilização de recursos e otimização de processos;
  • Elevado conforto para o proprietário, a partir do uso de materiais com elevado controle térmico, isolamento acústico, aproveitamento de luz dentre outros;
  • Suavidade e redução na poluição visual, devido aos fatores mencionados acima;
  • Diminuição da poluição e possível melhora na qualidade do ar;
  • Baixa necessidade de manutenção custosa;
  • Incentivos fiscais oferecidos pelo governo, por conta da redução do impacto ao meio ambiente

Apesar dos investimentos iniciais para obter essas soluções sejam, por vezes, elevados, a economia proporcionada, em um período de tempo não tão longo, juntamente com incentivos fiscais oferecidos pelo governo justificam esses gastos. Abaixo há alguns exemplos de técnicas e alternativas com viés sustentável são empregados atualmente e são ótimas ideias para um ambiente mais fresco e harmonizado.

Telhados Verdes e Jardins Verticais

Tanto os telhados verdes quanto os jardins verticais apresentam o mesmo princípio: consiste em colocar uma camada verde, composta por plantas, sobre uma superfície, seja como parte da última laje (telhado verde), seja em orientação vertical, cobrindo paredes (jardins verticais). Nesse caso, ambos funcionam como ótimos isolantes térmicos, retardando o aquecimento do local durante o dia e, desse modo, diminuindo também os gastos energéticos, já que, por vezes, minimiza a necessidade de refrigeração.

Além disso, reduzem os ruídos externos, protegem a superfície da chuva, do vento e de raios ultravioletas do sol, purificam o ar ambiente e, por fim, não requerem muito manutenção, visto que a regagem pode ser automatizada. Há outras vantagens que podem ser citadas que contribuem para a melhora na qualidade de vida do proprietário ao adotar essas soluções, mas impactar o meio ambiente de forma positiva torna essa solução ainda mais atrativa.

Gerenciamento Consciente dos Recursos Hídricos

Outra alternativa sustentável empregada em larga escala atualmente é a utilização da água da chuva para uso doméstico. Com o auxílio de um sistema de captação bem projetado e instalado, é possível armazenar e empregar essa água para tarefas como irrigação e limpeza doméstica. Essa ação  resulta em um gasto substancialmente menor no consumo hídrico proveniente das distribuidoras regionais. 

Além disso, também é interessante, para pessoas que possuem jardins ou gramados, instalarem um sistema de irrigação automática, o qual varia de acordo com as condições térmicas, evitando gastos desnecessários. Por fim, mais aplicado para grandes empresas, a implementação de caixas de gordura, com o objetivo de separar óleos e outros lipídios imiscíveis em água representam uma ótima opção para evitar seu descarte em redes de esgoto convencionais.

Aproveitamento Solar

O aproveitamento dos recursos provenientes do sol também representa um papel importantíssimo em se tratando de soluções sustentáveis para as construções civis. Uma das formas mais utilizadas é a captação dos raios solares para conversão em energia elétrica, por meio de placas fotovoltaicas. Além de ser uma fonte abundante, especialmente no Brasil, a economia gerada, devido à diminuição no uso da rede elétrica pública, compensa o investimento inicial -na obtenção desse equipamento- poucos anos após sua instalação.

A segunda forma mais utilizada de aproveitamento da energia proveniente do sol como coletores térmicos, para aquecimento de parte da água armazenada para consumo. Assim, dispensa-se, por vezes, o uso de aquecedores elétricos ou a gás, o que representa diminuição tanto no consumo, quanto na poluição causada por este. É uma boa prática, também, tratando da estrutura, privilegiar grandes vãos, posicionados de modo a aproveitar a insolação e os ventos locais. 

Estruturas Sustentáveis

A última opção abordada aqui é mais comum em outros países, como nos Estados Unidos, mas não deixa de ser uma alternativa interessante e de forte caráter sustentável. Trata-se do uso de Dry Walls (paredes secas) que consistem em blocos industrializados e padronizados, os quais reduzem significativamente a quantidade resíduos, entulho e material descartado em geral. A chamada construção modular destaca-se pela rapidez em sua execução e pela economia na mão de obra, já que as estruturas chegam prontas ao local e basta que sejam devidamente posicionadas e acopladas.

Destacam-se também, nesse mesmo tipo de categoria, ambientes como casas-contêineres, que atribuem funcionalidade aos compartimentos de carga que se tornariam sucata,  e construções com perfis de aço galvanizado. Este último, além de evitar desperdícios, apresenta a praticidade de explorar grandes espaçamentos, com o intuito de integrar entre ambientes internos e externos. 

           

Exemplos de construções sustentáveis

Como comentado anteriormente neste texto, a tendência atual é que as soluções sustentáveis sejam aplicadas cada vez mais, justificadas, também, pelos exemplos e vantagens destacados neste texto. Abaixo encontram-se listados 3 exemplos excelente de construções que aplicaram essas alternativas e receberam, além dos benefícios, certificados e reconhecimento internacionais por serem espelho e inspiração para as futuras edificações.

  • Aeroporto de Oslo, Noruega

Primeiro aeroporto a alcançar a avaliação excelente de sustentabilidade do BREEAM (Método de Avaliação Ambiental criado pela instituição inglesa Building Research Establishment) – principal método de avaliação ambiental e sistema de classificação para edifícios do mundo. Considerado o mais sustentável do mundo, este complexo localizado na capital norueguesa inaugurou, em 2017, um terminal aéreo que, dentre outras práticas, usa um reservatório de neve para coletá-la durante o inverno e refresca o local durante o verão. 

Além disso, com a utilização de de materiais naturais, estima-se que foi possível reduzir a emissão de CO2 (principal gás emitido em larga escala por meio humanos, maior responsável pelo agravamento do efeito estufa) durante a construção e a manutenção do edifício em mais de 30%. Calcula-se, também, que o gasto energético do novo terminal foi reduzido em cerca de 50% comparado ao antigo. 

Fonte: Viajar Verde

  • Hospital Geral NG Teng Fong, Singapura

Em se tratando de hospitais, este é uma forte referência quando se trata de sustentabilidade nesse segmento de edifícios. Além de possuir uma estrutura que privilegia a incidência de luz solar e favorece a circulação de ar, este local possui um telhado verde em seu terraço, assim como jardins verticais, conferindo um ar mais limpo para seus pacientes, profissionais e visitantes.

Este hospital também aproveita os recursos oferecidos pelo sol, seja a partir do aquecimento da água armazenada em seus reservatórios, seja para reaproveitamento de energia, com placas fotovoltaicas. Com isso, estima-se que este hospital utiliza apenas pouco mais de 30% da energia elétrica consumida por um hospital estadunidense convencional, proveniente da rede de distribuição elétrica. 

Fonte: Vertical Garden 

  • Shanghai Tower, China

O último exemplo que será abordado neste texto é representado pelo maior prédio da China e segundo maior do planeta. Sua arquitetura apresenta um design que reduz a influência da força eólica no edifício em mais de 20%, o que se traduz em uma economia de cerca de US$55 milhões (cerca de R$275 milhões, na cotação atual) com relação aos materiais empregados em sua construção. 

Além disso, o edifício também conta com um sistema complexo de camadas estruturais que possibilita maior aproveitamento da luz natural, reduzindo a utilização de eletricidade para iluminação. Cita-se, também, as turbinas eólicas instaladas próximas ao topo, com o intuito de contribuir para geração de energia elétrica própria. Com a aplicação dessas e outras técnicas sustentáveis, acredita-se que o edifício tenha reduzido sua emissão de carbono em mais de 30 mil toneladas por ano.

 Fonte: Business Wire