A luz natural é um recurso que sempre foi bastante utilizado para a iluminação do interior de edificações. É comum, quando se visita uma construção antiga, ver grandes clarabóias  ou então altos pés-direito, com janelas e portas com largos e altos vãos.

Com o advento da energia elétrica, entretanto, esse artifício foi ficando cada vez mais de lado e sendo substituído pela iluminação artificial. Entretanto, ainda é uma boa solução para se economizar energia tanto por motivos econômicos, como por motivos de preservação ambiental. 

Orientação Solar

Um importante fator a ser levado em conta é como a luz do sol incide sobre uma edificação, pois cada tipo de ambiente tem uma necessidade de iluminação diferente. Não é desejável por exemplo, que uma área de lazer com piscina passe o dia inteiro na sombra ou com pouca incidência solar.

Para isso, é essencial que se analise onde está localizado a construção, pois uma que esteja localizada no hemisfério norte tem impacto de luz diferente que uma no hemisfério sul, assim como a distância dela até o equador também influencia. 

De forma geral, uma residência no hemisfério sul tem maior incidência em sua face norte e menos na do sul. Além disso, a face leste recebe o sol da manhã e a oeste, o da tarde. Dessa forma, é recomendável que os ambientes íntimos, como os quartos, fiquem a leste da residência, e os de cunho social como as salas recebam o sol da tarde ficando a oeste.

Iluminação Zenital

O uso de claraboias é um conceito conhecido como iluminação zenital, que consiste em aproveitar a luz natural por meio de aberturas na cobertura. Além de ser econômico, pode acrescentar bastante no design, dando um charme a mais nos ambientes. Por conta disso, é um artifício bastante utilizado em grandes ambientes, como shoppings ou museus, mas pode ser aplicado em residências simples também.

Além da clarabóia, existem outros tipos de iluminação zenital, dentre eles estão o lanternim, o átrio e o shed. Cada um tem uma incidência diferente e pode assim se adequar melhor para o estilo do ambiente.

Entretanto, além de proporcionar dificuldades na limpeza, deve-se ter o devido cuidado na utilização da iluminação zenital, pois a radiação solar direta aumenta também a temperatura dos cômodos, podendo assim transformar em um ambiente desconfortável. Portanto, para que se tire o melhor proveito da luz natural, deve-se estar atento tanto com a orientação solar da casa como com as dimensões das aberturas.

Ficou Interessado?

O aproveitamento da luz natural é uma boa ideia se você está pensando em construir. A IME Júnior pode te ajudar! Entre em contato conosco e faça o orçamento do seu projeto.