Na atualidade, a tecnologia vem desempenhando um excelente papel em propor soluções inovadoras para os mais diversos problemas humanos. No ambiente da Eletrônica destacam-se os inúmeros usos da plataforma Arduino. 

O que é Arduino?

O Arduino é um microcontrolador programável que apresenta uma grande versitilidade funcional. Dependendo da programação submetida a plataforma eletrônica, ele pode realizar, conforme programado, funções que variam desde de regar com auxílio de sensores um jardim até controlar o motor de um carrinho autônomo. 

Como funciona o Arduino?

O utilizador cria um programa para ser rodado no Arduino e faz o upload pra placa eletrônica. O Arduino lê e executa o código-fonte indefinidamente. Assim, o Arduino fica limitado quase que unicamente pela criatividade do desenvolvedor. 

Vantagens 

O Arduino é acessível para profissionais e amadores do mundo da eletrônica. Tal facilidade de uso advém do uso de uma linguagem derivada do C++, que torna mais simples a tarefa de o programar. Além disso, diferentemente de outros microcontroladores o Arduino é um ambiente de multiplataforma, é programável via USB e requer um baixo investimento financeiro. Ademais, tanto o Hardware quanto o Solfware pode ser modificado pelo utilizador, já que o Arduino é uma plataforma “Open Source”. 

Aplicações 

Permite, entre outros, o acionamento remoto de diversos equipamentos, sejam esses lâmpadas LED, portas automáticas, alarmes ou até mesmo eletrodomésticos. 

Outras finalidades possíveis são a utilização de sensores térmicos para compor um termômetro, e a implementação de sensores de impressão digital a fim de criar um sistema de segurança biométrica.

Ficou interessado nas potencialidades do Arduino? Fale conosco, podemos te ajudar.