No mundo atual conectado pelo avanço tecnológico, existem diverso tipos de sensores. Eles estão mais presentes na vida cotidiana do que se pode imaginar, por exemplo:

  • Sensores de toque na Tela do celular;
  • Sensores de temperatura nos termômetros;  
  • Sensores de luminosidade na câmera do celular;
  • Sensores de presença para ativar a luz em lugares públicos ou até para manter as portas do elevador aberto;
  • E muitos outros…

Assim vendo alguns exemplos de sensores é possível ficar confuso, mas afinal:

O que são sensores?

Sensores são dispositivos que reagem a um estímulo físico/químico de maneira específica. Na eletrônica os sensores são responsáveis por enviar informações a outro dispositivo de forma que esse seja acionado e realize uma tarefa.

No geral a ideia de sensor é muito abrangente e pode definir desde dispositivos simples como um sensor mecânico (botão/chave) até algo mais complexo como um sensor ultrassônico.

É importante notar que sensor é o equipamento que detecta o estímulo, porém são os transdutores que transformam esse estímulo em outro tipo de energia. Assim, na maioria das vezes os sensores têm um transdutor interligado a ele. Por exemplo, quando um sensor de luminosidade presente em câmeras detecta um aumento/diminuição de luz no ambiente quem faz o ajuste do fechamento/abertura da lente para se ajustar a essa luminosidade é o transdutor.

  1. Estímulo: luminosos, térmico, físico, …
  2. Sensor: sinal/energia de entrada
  3. Transduto: sinal convertido/energia de saída

Quais são os tipos de sensores?

No âmbito da eletrônica voltada para prototipagem são utilizados alguns tipos de sensores, dentre eles:

  •         Sensor Ultrassônico

O funcionamento do sensor ocorre quando um emissor lança sinais sonoros inaudíveis e recebe a reflexão desses por meio de um receptor. Pode ser acionado quando detecta um objeto ou até calcular com precisão a distância do mesmo.

  •         Sensor Infravermelho

Funciona de forma muito similar ao sensor ultrassônico, no entanto em vez de emitir um sinal sonoro emite uma onda na faixa do infravermelho.

  •         Sensor de Luminosidade

No caso de um fotoresistor, ao detectar uma variação ou presença de luz varia o valor da sua resistência.

  •         Sensor de Temperatura

Usando como exemplo um dos sensores de temperatura mais famosos da eletrônica, o LM35, fornece diferentes correntes, por meio de seu pino de saída, para diferentes temperaturas que podem ser associadas a uma escala.

A IME Júnior montou alguns exemplos para simular e oferecer uma melhor visualização e de como funcionam os sensores mais usados na prototipagem.

Sensor Ultrassônico: https://www.tinkercad.com/things/2gZFCC4lMY3

Sensor Infravermelho (PIR): https://www.tinkercad.com/things/9xlZidl2nV1

Sensor de Luminosidade: https://www.tinkercad.com/things/eFsi1DrWIPc

Sensor de Temperatura: https://www.tinkercad.com/things/dapCGblo4KP

Se interessou em usar algum sensor num projeto seu? Entre nossos serviços, tem o de fazer dispensers e outras automações. Que tal fazer alguma automação conosco.Entre em contato com a IME Júnior e agende o seu orçamento.