No dia a dia, quantos processos você realiza desde o momento em que se levanta da cama ao momento em que se deita para dormir a fim de cumprir seus objetivos diários? E em uma semana? Em um mês? Um simples exemplo, ao ir assistir um filme em casa, você provavelmente: vai a cozinha, faz a pipoca com ingredientes que anteriormente você listou para ir comprar, vai ao cômodo, fecha as cortinas, senta no sofá, se levanta do sofá pois esqueceu o controle da televisão longe, confunde com outros 10 controles, troca, liga a televisão, liga o home-theater, liga o ar-condicionado, abre o aplicativo Netflix, coloca o e-mail e a senha, pesquisa o filme para então assistir. São sequências de processos simples que quando acumuladas tornam a tarefa muito mais cansativa. Já imaginou se todos esses passos pudessem ser reduzidos a simplesmente falar a palavra cinema? Ao introduzir em sua vida residencial ou profissional projetos de automação para tarefas rotineiras, reduzindo consideravelmente o número de processos para realizá-la, você economiza valiosos tempo e esforço que poderiam ser usados de forma muito mais produtiva.

Mas afinal, o que é automação?

A palavra Automação, derivada do grego “autómatos“, significa mover por si só, sem a ação humana. Em outras palavras, um projeto de automação tem como objetivo tornar um determinado processo automático, implementando componentes mecânicos e eletrônicos que realizam determinada tarefa de forma mais eficiente no lugar do ser humano.

Sistemas de automação, sejam industriais, comerciais ou residenciais, contém três tipos de componentes fundamentais:

  • Elementos primários: São os sensores, recebem a informação externa ao sistema sem que alguém precise fornecê-la, por exemplo um sensor de proximidade em um projeto de porta automática.
  • Controladores: Compõem a parte eletrônica do sistema, recebem as informações e conduzem o circuito seguindo um algoritmo, conforme foi programado pelo programador. Os principais utilizados são clp, plc, sdcd.
  • Elementos finais de controle: Recebem o sinal elétrico e executam a tarefa. Exemplos comuns são motores, LEDs, alto-falantes, entre outros.

Quais são os tipos de automação?

Muito se fala de automação industrial assim conceitos como os seus tipos acabam se estendendo para a automação residencial, são ele:

  • Automação fixa:

Caracterizada pela rigidez da configuração do equipamento, e finalidade fixa do sistema de automação como a abertura automática de um portão com sensores de proximidade.

  • Automação programada:

Demanda um maior investimento inicial, mas possui o diferencial da flexibilidade para alterações na finalidade da automação. Pode ser entendida como um sistema de automação que pode ser configurado pelo usuário.

  • Automação flexível:

É apresentada como uma extensão da automação programável. Porém com uma maior liberdade de mudança do sistema desde a fácil realocação de equipamento e sensores até as configurações base do sistema.

Quais as vantagens da automação?

Muitas tarefas simples em nossa vida hoje só são de fato simples pois são fruto de um amplo processo de automação. Já pensou como seria enviar mensagens, obter informações sem o Google, ou até mesmo subir ao décimo andar de seu prédio se esses processos não fossem automatizados?

Com a automação várias vantagens emergem, seja no desempenho de sua empresa, seja no conforto de sua residência, entre elas:

          1. Salto de Produtividade:

Imagine que você gerencia um projeto e tem que administrar diversos recursos, contados e informações que se modificam rapidamente. Se esses dados fossem alocados, organizados e até interpretados com apenas alguns cliques, você não teria melhores resultados em menos tempo com a demanda de menos funcionários?

Muitos nutricionistas hoje, por exemplo, com a integração de balanças avançadas e de softwares contendo um rico banco de dados, precisam apenas que seus pacientes subam no aparelho para saber o que lhes informar o que comer no próximo café da manhã. Isso simplifica um processo altamente complexo, reduz o tempo de consulta a quase zero e proporciona uma dieta muito mais precisa e personalizada, aumentando consideravelmente a produtividade.

          2. Diminuição de tarefas repetitivas:

Muitas atividades em nossa rotina se baseiam em conceitos simples, mas podem ser muito cansativas por serem repetitivas e/ou de longa duração. Essa realidade, principalmente no meio industrial, pode gerar fadiga e cansaço, inibe a criatividade e desmotiva o funcionário. Alocar esse tipo de serviço a máquinas é algo muito efetuado e extremamente vantajoso. Dispensar funcionários de tarefas extremamente monótonas e robotizadas permite realocá-los para o desenvolvimento estratégico e para a tomada de decisões na empresa.

Mesmo no âmbito residencial temos vários exemplos de automação como:

-Iluminação e Temperatura: Controle automático de luzes e climatizadores personalizado para o fluxo de pessoas em cada cômodo;

-Segurança: Controle de portas e trancas de forma a diminuir a preocupação dos moradores;

-Audiovisual: Controle de som e vídeo de uma forma pré-programada para diversas atividades.

          3. Padronização de serviços:

Em uma produção automatizada, fazer previsões e estimativas para desenvolver planos de negócios se torna muito mais seguro devido à alta padronização dos serviços e a diminuição do número de variáveis que podem interferir na produção. A automatização proporciona a certeza de que determinada tarefa será sempre executada da mesma maneira efetiva no mesmo intervalo de tempo reduzido, diminui as falhas e aumenta a qualidade.

Quando se fala de automação residencial e a padronização de serviços é possível escolher processo repetitivos como o café do dia a dia e padronizar o seu método de produção para que sempre seja atendido um nível de qualidade.

           4. Análise de efetividade:

Ao automatizar processos dos principais setores da empresa, o ganho é exponencial. Isso porque os dados colhidos pelos sistemas dão acesso a diagnósticos bastante eficientes sobre o desempenho dos processos nesses setores.

Relatórios, planilhas e informações são facilmente gerados. Podem ser mensais, semanais ou mesmo diários. Podem gerar dados dos mais variados processos e atividades dos setores. Basta um comando para identificar erros, quedas, aumentos e acertos das atividades.

Analisar e detectar quais cômodos consomem mais energia e uma forma de utilizar a automação residencial para uma análise de efetividade e consequentemente gerar um plano de economia de energia utilizando um sistema integrado entre os aparelhos eletrônicos.

Assim, das diversas formas de diminuir o cansaço e a quantidade de processos realizados no dia a dia, a automação é uma das melhores, além de ser cada vez mais uma opção acessível. Ficou interessado no serviço? Entre em contato com a IME Júnior, trabalharemos para fazer sua vida melhor.