Imagine um evento fechado, no qual uma pessoa precisa ficar na porta olhando por uma lista enorme de convidados até saber se quem está ali realmente foi convidado para o evento. Ou então uma empresa, que precisa ter um funcionário em cada porta, para garantir que somente pessoas certificadas acessem áreas importantes do local. Casos como esses apenas demonstram que, no mundo contemporâneo, onde, as vezes milhares, as vezes quase nenhumas pessoas podem acessar certa área, controlar o fluxo de gente pode ser extremamente custoso e demorado.
Dentro desse contexto, a tecnologia de RFID outrora utilizada para controlar aviões e caças, tem surgido como uma excelente alternativa também no controle de pessoas.

RFID?

Do inglês “Radio Frequence IDentification”, o sistema de RFID basicamente é um sistema que utiliza- se de frequências emitidas por um pequeno chip para definir o que está passando por ele. Assim, por meio de um microchip (ou “tag” como é chamado), uma antena (que emite sinais eletromagnéticos para energizar a tag) e um transceptor para ler o sinal devolvido pela tag é possível identificar e controlar em um computador quem ou o que está passando por ali. Um sistema extremamente adaptável.

É extremamente importante conhecer os componentes e as suas funções pois mesmo dentro RFID, há diversos tipos de variações que
podem atender diferentes tipos de necessidade. Dentre suas variações, vale citar:

1 – Tipos de tags:

  • Passivas: apenas respondem ao sinal transmitido por um emissor e, por isso, não necessitam a instalação de baterias ou grande manutenção.
  • Ativas: são mais custosas e exigem a instalação de pequenas baterias nelas, no entanto, respondem mais rapidamente a sinais emitidos e permitem o armazenamento de maiores quantidades de informações.

2 – Frequência de funcionamento:

  • Low frequency: mais baixa frequência, penetra na maioria dos materiais, no entanto, sua taxa de transferência de dados é a mais baixa.
  • High frequency: frequência mais alta que permite uma maior transferência e armazenamento de dados, no entanto, está sujeita a uma maior interferência de metais.
  • Ultra high frequency: podem ler a uma distância maior e permitem o controle de diversas fontes ao mesmo tempo.

3- Diferentes materiais de tag:

  • As tags podem ir desde etiquetas a cápsulas de vidro ou cerâmica, variando muito no seu formato, tamanho e utilidade.

Assim quais as vantagens do RFID bem programado?

Por tratar se de um sistema que utiliza de um microchip e rádio frequências para controlar fluxos, as vantagens são grandes, mas, dentre elas, podemos citar:

  • Tamanho reduzido do chip que permite sua instalação de diversas maneiras, a depender da necessidade: Como funciona por meio de
    radiofrequências, o chip do RFID pode ser envolto por materiais desde plástico a vidro ou cerâmica, desta maneira permitindo sua utilização tanto em crachás como em cápsulas de vidro ou diversos outros materiais.
  • Variadas formas de uso: Por funcionar a diferentes distâncias e ter diferentes formatos pode ser usado em : Convites, controle de mercadorias em mercados, controle de pessoas e muitos outras formas.
  • Grande quantidade de informações possíveis de serem armazenadas: As tags têm capacidade de armazenamento, o que as permite registrar locais, horários ou outros tipos de informações a serem programadas.
  • Tempo de vida grande: Tags passivas (tipo de tag sem bateria que apenas respondem as frequências a ela emitidas) não necessitam, teoricamente, de nenhum tipo de manutenção e, dessa maneira, podem funcionar por anos sem necessidade de reparos.
  • Leitura remota: Por se tratar de um sistema a base de rádio frequências, diversas distâncias de funcionamento (desde centímetros a até mesmo quilômetros) podem ser programadas para serem capturadas, evitando o desconforto de ter que procurar por códigos de barras.
  • Dentre outras.

Visto as funções e facilidades do RFID, fica claro que este sistema, se bem programado, pode facilitar diversos tipos de controles de fluxo.
Ficou interessado nessa tecnologia? Entre em contato com a equipe da IME júnior para saber como podemos ajudar-lhe a torná-la uma realidade!