Na atualidade, a tecnologia vem desempenhando um excelente papel em propor soluções inovadoras para os mais diversos problemas humanos. No ambiente da Eletrônica destacam-se os inúmeros usos da plataforma Arduino.
O que é Arduino?
O Arduino é um microcontrolador programável que apresenta uma grande versitilidade funcional. Dependendo da programação submetida a plataforma eletrônica, ele pode realizar, conforme programado, funções que variam desde de regar com auxílio de sensores um jardim até controlar o motor de um carrinho autônomo.
Como funciona o Arduino?
O utilizador cria um programa para ser rodado no Arduino e faz o upload pra placa eletrônica. O Arduino lê e executa o código-fonte indefinidamente. Assim, o Arduino fica limitado quase que unicamente pela criatividade do desenvolvedor.
Vantagens
O Arduino é acessível para profissionais e amadores do mundo da eletrônica. Tal facilidade de uso advém do uso de uma linguagem derivada do C++, que torna mais simples a tarefa de o programar. Além disso, diferentemente de outros microcontroladores o Arduino é um ambiente de multiplataforma, é programável via USB e requer um baixo investimento financeiro. Ademais, tanto o Hardware quanto o Solfware pode ser modificado pelo utilizador, já que o Arduino é uma plataforma “Open Source”.
Aplicações
Permite, entre outros, o acionamento remoto de diversos equipamentos, sejam esses lâmpadas LED, portas automáticas, alarmes ou até mesmo eletrodomésticos.
Outras finalidades possíveis são a utilização de sensores térmicos para compor um termômetro, e a implementação de sensores de impressão digital a fim de criar um sistema de segurança biométrica.
Ficou interessado nas potencialidades do Arduino? Fale conosco, podemos te ajudar.
Deixar um comentário