A eletrônica cada vez mais está presente em nosso mundo e em nosso cotidiano. Isso é devido aos avanços contínuos nessa área, deixando os aparelhos cada vez menores, e cada vez mais rápidos.

Basta olharmos o computador:

Resultado de imagem para o computador mais antigo

No início, tínhamos computadores que ocupavam salas inteiras, depois surgiram os computadores de mesa, e depois os Laptops. Porém, hoje já temos computadores que cabem na palma de nossa mão, e com um custo incrivelmente baixo.

Conhecendo o Raspberry Pi, a Tecnologia Em Sua Mão

Resultado de imagem para raspberry pi

O Raspberry Pi é um exemplo disso. Por menos de 200 reais, esse pequeno microcontrolador tem todas as funções de um computador pessoal no tamanho de um cartão de crédito, com direito a entrada USB, saída de vídeo HDMI, e processador de até 1,2 GHz.

Com preços que podem chegar até a 5 dólares dependendo do modelo, e tamanhos podendo atingir 6cmx3cmx0,5cm, esse pequeno aparelho possui potencial para vários projetos. Além disso, como ele foi projetado para não necessitar de resfriamento e ser alimentado por USB, sua versatilidade só aumenta.

Mas para que serviria isso?

Vem com a gente…

Resultado de imagem para venha

 

Vamos Conhecer 5 Boas Aplicações!

Resultado de imagem para descobrir lupa

1. Robótica

Resultado de imagem para Robótica

Fica claro o potencial dessa maquininha pra projetos relacionados a robótica, principalmente se esse projeto necessitar de recebimento, processamento e resposta rápida em relação a sensores. É uma ótima forma de automatizar alguma armação mecânica que precisa de algo mais sofisticado.

2. Automação Residencial

Resultado de imagem para automação residencial

O Raspberry Pi pode ser uma central de comando e processamento de uma residência automatizada. Com os dados chegando de toda a casa pra o microcontrolador, esse pode interpretá-los e assim controlar a residência.

Essa alternativa às formas mais tradicionais é vantajosa quando se trata de uma automação mais completa, já que necessita de apenas um microcontrolador no lugar de um pra cada ponto de controle da casa.

Você pode conhecer mais sobre esse tipo de soluções residenciais nesse link.

3. Emulador De Videogames Antigos

Resultado de imagem para plquinha emuladora videogames antigos

Com essa plaquinha é possível emular videogames clássicos como Atari, Nintendo 64, Super Nintendo etc. Como o Raspberry Pi tem conexão HDMI, ele pode ser conectado a qualquer televisão com essa entrada, e como ele também tem entrada USB, pode ser conectado controles, fazendo com que a experiência seja mais apropriada ainda.

4. IoT

 

Internet das coisas (Internet of Things) é uma tendência do desenvolvimento de objetos que se interconectam e se conectam à internet. Você pode conhecer mais esse tipo de tecnologia acessando esse link .

Mais uma vez o Raspberry Pi é uma excelente ferramenta que auxilia nesse objetivo. Quando utilizado no desenvolvimento de algum produto que possui essa finalidade, o Raspberry serve como mediador, se conectando à rede, mandando e recebendo as informações pertinentes ao produto, além de processar e analisar dados que venham a ser necessários.

5. Touch screen no Raspberry Pi

Resultado de imagem para Touchscreen no raspberry pi

Falando em desenvolvimento de produtos, um módulo bastante utilizado com o Raspberry Pi ultimamente é o da tela touch. Com ela, você pode criar uma interface interativa e customizada para o Raspberry, fazendo com que as funções programáveis no microcontrolador sejam mais adaptáveis ao desejo do usuário.

Por exemplo, se eu estiver desenvolvendo uma geladeira que mantém a temperatura de acordo com o que eu tenho dentro dela, ao colocar uma tela touch screen na frente dela, posso facilmente atualizá-la quando retirar ou colocar um produto novo.

Podemos assim ver a versatilidade desse pequeno computador, e com as diversas funções que ele pode desempenhar, basta o exercício da criatividade para alcançar o seu potencial máximo. E quem sabe até um produto que venha revolucionar as nossas vidas.

E você?

Tem alguma ideia do que fazer com esse aparelhinho?

Então venha conversar com a gente da IME Júnior, entre em contato conosco contando um pouco sobre sua ideia que retornaremos em seguida para trocarmos algumas ideias e quem sabe criar um produto revolucionário.

Autoria: Osmar Ferreira de Freitas – Aluno do 2° Ano do IME