Já parou para pensar em como tudo seria no Futuro?

Lembro de, alguns anos atrás em uma conversa com meu primo, ficar imaginando como seria o futuro. Nesse momento eu achava que teríamos carros voadores e coisas do tipo.

Resultado de imagem para the jetsons

Não sei o porquê de toda essa obsessão por carros voadores, mas acho que você em algum momento já imaginou o futuro assim também.

E aonde chegamos?

Resultado de imagem para menino em binoculo

Nossos carros ainda não voam. No entanto, tivemos muitos avanços na tecnologia nos últimos anos e vivemos na era da internet, em que tudo e todos estamos conectados. Podemos nesse instante falar com alguém em qualquer lugar do mundo. Através da tecnologia, estamos conectados as pessoas, aos lugares e as coisas.

Coisas? É isso mesmo… COISAS!

O conceito de IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) surgiu na década de 90 e tem o objetivo de conectar objetos do mundo real com o mundo virtual. Objetos do seu dia a dia estarão conectados à internet e se comunicando mutuamente. Hoje já temos alguns objetos que se conectam à internet, como nossos smartphones, smart TVs, videogames, dentre outros.

Resultado de imagem para iot

Imagine agora outros objetos da sua casa conectados à internet, como sua geladeira, máquina de lavar, lâmpadas e sistema de som. Não só em sua casa, como também em hospitais, lojas, ruas, fábricas, escritórios, qualquer lugar que consiga imaginar.

Não apenas imagine…

Resultado de imagem para isto é realidade

Imagine em sua loja que você tenha prateleiras inteligentes que podem informar a saída dos produtos, os horários de maior e menor saída e te alertar quando um produto estiver faltando.

Imagine que sua geladeira te avisasse quando um alimento estivesse perto de acabar e já pesquisasse na internet o preço desse item nos mercados e quem sabe ela já estivesse conectada com seu cartão e já fizesse o pedido para você.

A IoT é um campo que tende muito a crescer nos próximos anos. Por enquanto ela ainda está começando a ser descoberta e explorada. Porém, já é utilizada por algumas empresas, principalmente na área de automação residencial.

Se quiser saber um pouco mais sobre automação residencial, leia essa postagem em nosso Blog ou entre em contato conosco!

Espero que esse artigo possa lhe ajudar a entender mais sobre esse assunto. Seu comentário é muito importante para nós, com sugestões de outros assuntos, críticas e elogios.

Autoria: Jéssica Aires – Aluna do 4º Ano do Curso de Eletrônica do IME