.Por que ter um projeto estrutural?
Após a elaboração e aceitação do projeto de arquitetura pelo cliente inicia-se o chamado cálculo ou projeto estrutural. Este se refere ao dimensionamento das estruturas (lajes, vigas, pilares e fundação) que irão sustentar a edificação. Com objetivo de, basicamente, garantir três fatores fundamentais na construção: Segurança, Economia e Durabilidade.
Ah! Mas isso o meu Pedreiro faz! E ele garante que nunca vai cair…
Entretanto, em construções de residências e pequenos edifícios, esse tipo de projeto é muitas vezes negligenciado. Confia-se na experiência de empreiteiros na definição da quantidade e dimensionamento dos materiais que vão ser utilizados na obra.
Tais profissionais utilizam-se de técnicas empíricas e intuitivas. Na tentativa de garantir a segurança da construção, superdimensionam vigas e fundações ou até mesmo estabelecem pilares excedentes.
E daí? O que isso significa para mim?
Dessa forma, o custo financeiro investido para a execução da obra será bastante superior ao que deveria ter sido ao seguir um cálculo estrutural bem definido. Além disso, o tempo de execução será mais demorado, uma vez que as chances de surgirem imprevistos no canteiro de obras que necessitem de sucessivas adaptações inesperadas são bem mais altas, gerando, portanto, grandes atrasos.
Em um projeto estrutural é feito um minucioso estudo das cargas (fixas e acidentais) que os elementos estruturais estarão sujeitos, como também das suas resistências, de forma a prever as deformações que a estrutura sofrerá ao longo da vida útil. Dessa forma, dimensiona-se a estrutura mais adequada, sempre analisando as devidas prescrições das normas técnicas existentes.
E qual a vantagem de ter um projeto estrutural?
O equilíbrio ideal entre a segurança, economia e durabilidade de uma construção é certamente alcançado numa elaboração desse tipo de projeto. Se trata de um investimento inicial e não de um custo desnecessário como pensam alguns construtores.
Portanto, não pense duas vezes e solicite um projeto estrutural, sua obra será executada sem grandes imprevistos e será sua garantia de tranquilidade!
Vale lembrar que o custo do projeto, aliás, de todos os projetos de uma obra são muito pequenos se comparados com o valor total da obra. Todos os projetos podem girar em torno de 6% do valor da obra e em se tratando da economia geral do valor desta obra esse valor é muito pequeno! Sem contar a diminuição do tempo de construção…
Com certeza, Marcos! Isso é algo muito importante para ser incentivado. Muita gente confundi projetos como esse como um gasto desnecessário, quando na verdade é um investimento pra economizar muito mais. Não sabia desse dado dos 6%, mas já tinha lido em textos e pesquisas que o valor dos projetos de obra não ultrapassava 10%.
Ótimo texto!
Everyone loves it when folks come together and share views.
Great website, continue the good work!