Tamanho minúsculo e baixo custo são as duas linhas guias do Raspberry Pi. Ele é um microcomputador que, no reduzido espaço equivalente a um cartão de crédito, abriga processador, slot para cartões de memória, interface USB, HDMI e  seus respectivos controladores. Além disso, ele também apresenta memória RAM e entrada de energia.

Funcionalidades

Ainda que minúsculo, o Raspberry é um computador completo, e como tal converte energia elétrica em informações. Todavia, por possuir um hardware de baixo consumo, o Raspberry Pi não é o ideal para games e para softwares de edição de vídeo, por exemplo.

Apesar disso, ele é capaz de fazer tudo que você esperaria de um computador desktop. É possível instalar o sistema operacional Linux e utilizá-lo para funções básicas de escritório, como documentos de textos e planilhas, além de poder usar para navegar a internet e realizar pesquisas. Tudo que você tem que fazer é ligar na HDMI de seu monitor ou TV e plugar um teclado e mouse USB.

   Diferenciais

Com foco educacional, a fundação Raspberry Pi desenvolveu o computador com o compromisso de simplicidade e preço baixo para que ele pudesse chegar em escolas. Assim, crianças teriam acesso a fundamentos de programação e teriam também um entendimento mais aprofundado sobre a natureza dos computadores e o seu funcionamento.

Aplicabilidades

Criado para propósitos educacionais, o baixo custo e a versatilidade do Raspberry Pi acabaram permitindo que ele se tornasse o motor de vários projetos inovadores.

Além do mais, o Raspberry Pi tem a capacidade de interagir com o mundo exterior, e tem sido usado em uma ampla gama de projetos de fabricantes digitais, o aparelho já foi usado em um toca-fitas retrô. Há fabricantes de cases para o computador que permitem transformá-lo em um portátil mais adequado ao transporte. Há empresas interessadas em desenvolver painéis publicitários, como aqueles de shoppings centers, que usem o Raspberry.

Por tudo isso, o Raspberry Pi possui grandes possibilidades de aplicação no cotidiano​, que incluem desde a criação de objetos com led, medição meteorológica, até aparelhos de digitalização em 3D. A seguir destacamos 4 projetos que podem ser executados utilizando esse microcomputador:

 Uma estação meteorológica

O Raspberry Pi também serve como centro de gestão de vários  tipos de sensores, e entre eles estão aqueles que podem configurá-lo como estação meteorológica, mostrando todo o tipo de informação: temperatura, umidade, pressão do ar, níveis de luz e radiação ultravioleta, níveis de monóxido de carbono ou de dióxido de nitrogênio, etc. Tudo isso para que em seguida, esses dados sejam compartilhados com outros dispositivos via Internet.

 Digitalização em 3D

A revolução das impressoras 3D é cada vez mais patente, e é possível utilizar o Raspberry Pi como um meio de digitalizar objetos em 3 dimensões para depois poder imprimi-los com este tipo de dispositivos. O projeto utiliza além do microcomputador, uma série de câmeras e dispositivos de armazenamento de memória, possibilitando a impressão de variados objetos.

  Um Media Center

 Este é um dos projetos mais populares entre os utilizadores “convencionais” do Raspberry Pi. Converter este miniPC em um  reprodutor particular de conteúdos multimídia, é algo simples e muito útil. Tudo isso, atrelado a existência de variados recursos que podem potencializar essa capacidade, como pequenos módulos hardware ou a adição de saídas ópticas.

Automação Residencial

O microcomputador Raspberry é uma alternativa de menor custo, e de grande eficiência para integração dos mecanismos automáticos em um espaço, simplificando o cotidiano das pessoas e satisfazendo necessidades de comunicação, de conforto e segurança. É uma solução moderna e mais viável, para projetos de automação de casas e apartamentos.

Com tudo isso é possível notar as potencialidades do Raspberry Pi e de microcomputadores em geral para projetos que podem ser aplicados no seu dia a dia.

Se você se interessou em criar algo do gênero ou já tem alguma ideia, a IME Júnior ficará muito feliz em ajudar a tornar esse projeto real. Entre em contato com algum de nossos consultores agora mesmo!