No mundo contemporâneo, existe uma quantidade enorme de empresas que lançam novos produtos constantemente. No entanto, a maioria deles não obtém sucesso no mercado. De acordo com o instituto de pesquisa Nielsen, cerca de 80% dos lançamentos de novos produtos fracassa. Isso se deve, sobretudo, à falta de planejamento e à concorrência acirrada do mercado moderno.

Não há dúvidas de que a concorrência entre as empresas cresce em ritmo intenso. Por isso, se não houver um bom planejamento para o desenvolvimento de um novo produto, este será um fracasso, visto que existirão diversas opções de outros fornecedores para o consumidor. Nesse contexto, o Processo de Desenvolvimento de Produtos é de fundamental importância para que os lançamentos obtenham êxito.

Mas o que é Desenvolvimento de Produtos?

O Processo de Desenvolvimento de Produtos, ou simplesmente PDP, é como um conjunto de ideias as quais têm o objetivo de gerar resultados positivos para o cliente baseando-se em alguns fatores, como demanda mercadológica, atualização de produtos existentes, alternativas mais econômicas, entre outros. Para esse processo, é muito importante que se tenham ideias inovadoras e compatíveis com as necessidades do mercado. Assim, com criatividade e organização, são criadas as melhores alternativas para o consumidor.

Para que um novo produto seja lançado seguindo o modelo do PDP, é necessário que uma série de etapas sejam sequencialmente realizadas. Primeiramente, deve-se coletar uma série informações, como dados a respeito do cliente, do mercado e do projeto, planejar as soluções para os problemas a serem resolvidos e as exigências a serem atendidas e preparar os recursos que serão necessários para que o projeto seja realizado.

Após essa etapa, inicia-se o desenvolvimento. Nesta fase, criam-se metas que devem ser obtidas por meio de diversas áreas das empresas com base nas informações coletadas. Com isso, o produto pode começar a ser planejado, de forma detalhada, para atender os requisitos técnicos e os objetivos almejados. Assim, o produto sai do papel e é consolidado para que sejam realizados tanto testes, quanto aperfeiçoamentos. Terminando esta etapa, ele estará pronto para ser lançado no mercado.

Mas calma! O processo ainda não acabou! A empresa deve continuar manutenindo o produto após o lançamento do mesmo. Isso é feito por meio de atualizações, preparação de assistências técnicas e venda de peças. Dessa maneira, o mesmo terá seu ciclo de vida aumentado, continuará agradando os clientes e dará mais retorno ao seu negócio.

Lembre-se: a empresa tem que realizar a retirada do produto do mercado quando ele se tornar obsoleto!

Alguns desafios do Processo de Desenvolvimento de Produtos

Nesse método de produção, existe um grau de incerteza elevado no início da concepção do projeto. Por exemplo, não se sabe se ou o cliente especificou de maneira clara o que ele queria, ou se o produto estará em harmonia com o mercado. Ademais, uma grande quantidade de decisões importantes são tomadas nas etapas iniciais do projeto, quando existem muitas incertezas, aumentando, portanto, o risco do projeto. Outrossim, isso dificulta bastante a realização de mudanças posteriormente, já que a base já está definida.

Existe uma outra característica do Processo de Desenvolvimento de Produtos que é fundamental, mas sua consolidação é um desafio: a integração dos diversos setores da empresa. É imprescindível que as partes dela estejam conectadas para evitar problemas de comunicação no momento que o projeto passa de um setor para o outro. Por isso, é importante que existam equipes multifuncionais trabalhando em conjunto na produção.

No contexto do mercado atual, no qual a concorrência é bastante intensa, o bom planejamento e a boa organização no desenvolvimento do produto são necessários para que se obtenha sucesso frente aos concorrentes.

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