Antes de mergulharmos na comunicação SigFox, precisamos conversar um pouco sobre o que é a Internet das Coisas (IoT).

A Internet das Coisas é uma ideia que vem sendo lentamente difundida pelos mais variados setores, desde o setor industrial e de alta tecnologias até sistemas simples de automação residencial, que consiste na interconexão rápida e barata entre os diversos dispositivos que nos cercam em nosso cotidiano. É uma conexão que vai além da que estamos acostumados, na qual, em geral, é apenas entre celulares e computadores: ela envolve diversos aparelhos, e facilita muito a nossa vida, tornando tarefas diárias mais rápidas e fáceis.

Para conectar diferentes aplicativos, entretanto, é necessário um meio de comunicação entre eles. As formas mais conhecidas são as comunicações WI-FI e bluetooth, entretanto há diversas tecnologias diferentes que são mais eficientes em vários projetos IOT. Hoje, falaremos sobre a comunicação SigFox.

Comunicação Sigfox

Características e funcionamento

A comunicação Sigfox é um dos grandes suportes à Internet das Coisas. Ela transfere dados a uma baixa velocidade (em torno de 10 e 1000 bits/s) e alto alcance. O único hardware necessário é uma pequena placa a ser instalada no dispositivo que a utilizará, descartando a necessidade de um hardware externo como um modem Wi Fi. E, falando em custo, ela é uma das formas de transferência de dados mais baratas, devido à sua simplicidade. Outro benefício notável é o prolongamento significativo da bateria dos dispositivos conectados com ela, em comparação à internet convencional.

A sua rede é fácil, rápida e barata de instalar. Muitos locais são acessíveis aos hardwares necessários. Isto, aliado ao alcance do seu sinal, que pode chegar a até 50km, faz com que seja muito fácil aumentar a área de abrangência do número de possíveis usuários. Vários países já a usam, inclusive o Brasil, onde há a expectativa de atingir 20 milhões de dispositivos conectados apenas em 2019.

Outro motivo que a torna viável é que a complexidade da rede e da informação são gerenciados na nuvem, e não no próprio dispositivo. Esse fato permite que os dispositivos que operem com essa tecnologia não necessitem gastar grandes quantidades de processamento gerenciando as informações.

Aplicações da tecnologia Sigfox

Além de ser utilizada amplamente na IOT, existem outras aplicações interessantes para a Sigfox. Uma importantíssima é na área de localização e rastreio; antigamente, os custos desses dois serviços eram consideravelmente altos, tanto que eram restritos a aplicações como em meios militares. Com o advento dessas novas tecnologias, houve uma maior facilidade em ampliá-los para outros meios e dispositivos. A rede Sigfox vem popularizando ainda mais esse tipo de serviço. Outras aplicações possíveis são nos meios de transportes, logística, segurança, utilities e agricultura.

A comunicação Sigfox é uma nova tecnologia simples e eficiente, ideal para grande parte dos projetos de IOT. Se você tem algum projeto que necessite de comunicação entre diversos dispositivos, mas ainda está em dúvida sobre como fazer isso ou se a comunicação Sigfox é realmente a melhor para o seu caso entre em contato com nós da IME Júnior, ficaremos felizes em auxiliar.