Diferentemente dos futuros distópicos apresentados em diversos filmes de ficção científica, a inteligência artificial está presente no nosso dia a dia  para facilitar as nossas vidas, trazendo mais agilidade e eficácia na hora de comprar, indicando produtos, de nos divertir, mostrando vídeos que talvez gostemos, e de nos locomover, sugerindo qual rota é melhor para nós.

Assim como notamos o impacto no nosso cotidiano, diversas empresas perceberam que tal artificio pode e deve ser utilizado para processos internos e externos das suas organizações. Com isso, despendendo uma parcela do orçamento continuamente maior para explorar essa área, buscam  reduzir custos, aumentar a capacidade produtiva e a eficiência de variados setores. Entre as novidades nessa área, temos sistemas com a capacidade de analisar o perfil dos clientes para melhor direcioná-los no setor comercial, outros que são capazes de saber quais produtos indicar para o usuário do seu site ou e-commerce aumentando, assim, as chances da venda de determinados produtos.

Com isso, é propício que as empresas apostem na IA para tornar mais eficientes suas atividades. Essa tecnologia tem sido impulsionada pelos desenvolvimentos de cloud computing, de machine learning e dos diversos outros algoritmos modernos. Isso permite uma melhoria em variados setores, como logística, segurança, vendas e atendimento ao público.

Algumas vantagens na aplicação da IA

Vamos, agora, destrinchar um pouco mais detalhadamente algumas das vantagens mais atrativas às empresas:

  • Cloud computingA computação em nuvem permite que as informações do negócio sejam registradas e analisadas com segurança e rapidez, além de torná-las acessíveis a qualquer dispositivo. Com isso, a sua organização não precisa ter uma estrutura de TI muito grande para suportar a demanda de processamento dos dados, já que tal tarefa ocorre em um servidor que pode ser contratado de terceiros. A cloud computing recebeu o devido reconhecimento pelas empresas brasileiras: estima-se que mais de 80% das organizações do país já se utilizam dessa vantagem.
  • Atendimento ao cliente: Algumas empresas desenvolveram uma espécie de “robô” que é capaz de interagir com os clientes por meio de análise da conversa usando IA. Com isso, o serviço de atendimento da sua organização pode ser  mais eficaz com um processo 100% digital de triagem das solicitações, além de, consequentemente, diminuir a demanda de pessoas trabalhando nesse setor. A computação cognitiva, que é o método que dá capacidade à máquina de realizar atividades de execução e aprendizado mais próxima à humana, permite o processamento da conversa. Isto possibilita que o sistema entenda o que o cliente está precisando e faça o atendimento necessário, reduzindo o tempo de espera do mesmo, que é um dos maiores problemas em tal área.
  • Segmentação de clientes: Já existem no mercado empresas que se sobressaem dentre as demais por saberem como trabalhar o seu marketing. Isso vem em decorrência de conseguirem direcionar suas propagandas e campanhas publicitárias para o público certo. Para isso, há um extenso trabalho de IA que permite a análise dos dados de diversas pessoas para entenderem quem que s assemelha melhor ao perfil de potencial cliente. Feito isso, basta bombardear esse grupo com a campanha que melhor se adéqua à personalidade desse grupo seleto.

Tendo em vista tantas vantagens trazidas pela aplicação da inteligência artificial nos negócios, além da tendência do mercado de utilizar cada vez mais esse artifício, torna-se essencial o investimento nesse grande avanço tecnológico. Ficou interessado? Entre em contato conosco para saber como a IA pode alavancar o seu negócio.