Nos dias atuais, é notável como o homem não tem mais paciência para esperar pelo que quer que aconteça. Dado esse imediatismo, dispensa-se comentar que, como já dizia o ditado popular, a pressa é inimiga da perfeição. Em se tratando desses dizeres, percebe-se a fragilidade e alta tendência de sucateamento de diversas partes integrantes do dia-a-dia, inclusive de imóveis.

Portanto, tendo em vista o alto risco e investimento atrelados na construção de uma casa ou prédio comercial, não é aconselhável que uma pessoa com esse intuito saia procurando, de cara, um pedreiro e/ou mestre de obras. Na verdade, o ponto de partida para toda obra é providenciar a elaboração de um Projeto Arquitetônico, o qual é necessário ser realizado junto a um engenheiro, para que tudo seja feito com coerência e fundamentações técnicas.

Com isso, a probabilidade de sucesso aumenta, em detrimento da possibilidade de acidentes e falhas na obra. Contudo, os seguintes pontos devem ser abordados:

I) O que é um projeto arquitetônico?

De maneira geral, um projeto arquitetônico é um conjunto de desenhos com informações e descrições necessárias para dar base e guiar os que realizaram a construção da obra. Além disso, por conta da riqueza em detalhes desse projeto, é possível prevenir diversos problemas e dar uma prévia bem fidedigna de como a construção ficará, quando concluída.

Um projeto arquitetônico é dividido, geralmente, em 5 plantas, que são:

  1. Planta Baixa: Basicamente, é uma visão do que será construído, olhando de cima, sem um teto. Nessa planta, encontram-se, normalmente, a disposição das janelas, portas, paredes e móveis, além das cotas, que servirão para mensurar corretamente as dimensões do seu projeto, e outros detalhes, como escadas e a elevação do piso em relação ao terreno que será feita a construção;
  2. Planta de Corte: Representa o corte, numa certa direção, da construção toda, com o intuito de mostrar detalhes que, por vezes, não aparecem na planta baixa. É fundamental para evitar possíveis enganos durante a construção do imóvel;
  3. Planta de Fachada: Mostra como a construção deve parecer, ao final de sua construção, ao ser olhada de frente. É uma parte muito importante, principalmente em relação à estética desejada pelo indivíduo que requereu a obra;
  4. Planta de Situação: Denota a localização geoespacial do que será construído, no logradouro em que se encontra. Geralmente, também destaca-se a vizinhança, para fins de legalidade junto ao órgão federal responsável; e
  5. Planta de Cobertura: Mostra como será a parte de cima, a cobertura da construção. Novamente, tanto por praticidade, viabilidade e estética, é indispensável para atender às demandas do contratante.

II) Quais são as vantagens, já que contratar uma empresa demanda tempo e dinheiro?

Em um primeiro momento, para muitos, pode parecer inviável a realização de um Projeto Arquitetônico. O custo e o tempo desprendidos para contratar uma empresa que realize isso parecem, por vezes, não valer a pena, quando já serão gastos muitos recursos durante a construção. No entanto, vale ressaltar apenas alguns dos inúmeros benefícios atrelados ao ato de, em primeiro lugar, realizar o projeto arquitetônico com profissional competente.

1 – Segurança e Custo

As reclamações mais comuns de pessoas que não fazem esse projeto preliminar são os custos e problemas que surgem durante a realização da obra. Contudo, ao realizar esse projeto, é possível, com algumas ferramentas atuais,    

mensurar perfeitamente quais serão os gastos advindos da obra.

Além disso, há uma pessoa responsável por resolver problemas decorrentes do processo, que exemplifica ainda mais a segurança atrelada à realização do projeto.

Click edit button to change this text.

2 – Conforto

Nesse aspecto, é notável o quão funcional, acessível e usual tornam-se os imóveis construídos, que são características primordiais esperadas desses lugares. É relacionado, inclusive, à harmonia e convivência daqueles que adentrarem o local, já que uma casa bem projetada arquitetonicamente, é confortável, com acessos de usabilidade e funcionalidade garantidos.

O projeto assegura, também, que o espaço seguirá os padrões pretendidos para aquele que pediu sua elaboração. O intuito, que pode ser para juntar e aproximar as pessoas, ou para mantê-las focadas e produzindo individualmente, será atingido com maior certeza do que quando não há esse planejamento.

3 – Beleza e estética

Apesar do ditado popular, é muito difícil, para diversas pessoas, não julgar o livro pela capa. Esse conceito estende-se, principalmente, quando se trata de locais que serão frequentados por elas, seja de uso diário, ou ocasionalmente.

Com base nisso, é imprescindível a necessidade de se ter uma boa noção de como será a aparência final da construção de uma residência ou imóvel comercial, o que um projeto arquitetônico fornece perfeitamente, por meio das plantas supracitadas.

Além disso, o contratante poderá modelar conforme sua vontade, contanto que seja viável e possível, pela visão do engenheiro responsável por acompanhar seu projeto. Desse modo, a tendência do espaço atender os gostos e intenções do proprietário serão ainda maiores, tornando a experiência ainda mais satisfatória.

Portanto, percebe-se que é muito melhor a elaboração do projeto arquitetônico, antes de qualquer coisa, numa obra. Para isso, a IME Júnior pode te ajudar! Entre em contato conosco, faça seu orçamento e sinta todas as vantagens de um projeto arquitetônico elaborado por profissionais de excelência garantida, da melhor faculdade de Engenharia do Brasil!