Os projetos de eletrônica tem por base microcontroladores​, como o Arduíno, para funcionarem. Essas unidades são microprocessadores programáveis para realizar funções

determinadas, conforme o que estiver escrito em seu programa, isto é, são como um “microcomputador de um só chip​”.

Para realizar essas funções, o Arduíno, assim como outros microcontroladores, tem uma grande quantidade de componentes (como resistores, capacitores, leds) e sensores, que podem ser utilizados em
uma vasta gama de projetos.

Por tudo isso, a placa Arduíno possui grandes possibilidades de aplicação no cotidiano​, que incluem desde a criação de objetos decorativos com led e de brinquedos, até aparelhos de medição e automação de casa ou carro. A seguir destacamos 3 projetos simples que podem ser executados utilizando esse microcontrolador:

1) Cubo de led

 

Utilizando apenas componentes básicos como leds, resistores, uma fonte de alimentação, um interruptor e o Arduíno, é possível criar uma peça decorativa que, conforme o que for programado, acende e apaga as luzes em determinada sequência. Veja mais clicando aqui!

 

2) Dispositivo meteorológico

Esse aparelho é capaz de registrar a temperatura e umidade local. Para a construção desse dispositivo são necessários, além do próprio Arduíno e resistores, um potenciômetro, um sensor de temperatura e umidade e um display LCD. Tratando agora da parte da programação, conforme o código for escrito, pode mostrar no display a temperatura em qualquer escala (Celsius, Fahrenheit, …), assim como a umidade, que deve ser previamente calibrada.

3) Sensor de digital para garagem

Aumentando um pouco a complexidade dos projetos, esse sensor para ser construído necessita de transistor, diodo
e scanner de impressão digital, fora o Arduíno, resistores e led RGB. O scanner de impressão digital deve ser configurado de acordo com o código do programa para primeiramente receber e armazenar as impressões digitais que possibilitam a abertura e fechamento da garagem e depois para efetuar essas duas ações.

Com tudo isso é possível notar as potencialidades do Arduíno e de microcontroladores em geral para projetos que podem ser aplicados no seu dia a dia.

Se você se interessou em criar algo do gênero ou já tem alguma ideia, a IME Júnior ficará muito feliz em ajudar a tornar esse projeto real. Entre em contato com algum de nossos consultores agora mesmo!

Autoria: Izadora Bandoch – Aluno do 1º Ano do Curso Básico do IME