A eletrônica é um ramo da ciência que tem crescido imensamente nos últimos anos. Destinado a estudar as formas de controlar a energia elétrica, a eletrônica hoje em dia é aplicada em diversas áreas, sendo responsável por medições de sistemas físicos, pelo funcionamento de diversos aparelhos do nosso dia a dia, como o celular, entre outras coisas. Devido a diversidade de coisas na qual é aplicada, ela afeta a vida de quase todo ser humano no planeta, direta ou indiretamente. Mas é importante refletirmos:

Será que o desenvolvimento da eletrônica e sua quase onipresença geram um impacto positivo em nossa sociedade?

Bem, ao longo desse texto vou te convencer que SIM!

O mundo em que vivemos hoje apresenta muitos problemas a serem resolvidos. Isso não é novidade para ninguém. Desde problemas que nos acompanham desde os primórdios como doenças até problemas intrínsecos ao nosso tempo como mobilidade urbana. Muitas pessoas de todas as partes do mundo buscam soluções para esses problemas. Devido a sua ampla aplicabilidade, a eletrônica tem sido um meio encontrado por muitas dessas pessoas para solucionar problemas.

Quer alguns exemplos?

Exoesqueletos

exoOs fãs de futebol devem se lembrar: Na abertura da copa de 2014, um cadeirante chutou uma bola de futebol com a ajuda de um exoesqueleto robótico! Com o desenvolvimento da eletrônica, a robótica tem ficado cada mais presente em nosso cotidiano. Os exoesqueletos são como um extensão do corpo humano, tornando possível a realização de atividades inimagináveis. Um exoesqueleto desenvolvido recentemente para fins militares permitia ao individuo a levantar 90 kg com quase nenhum esforço! Apesar de ainda não ser uma realidade universal, futuramente, várias pessoas terão suas vidas mudadas para melhor devido aos exoesqueletos.

Cotidiano

aspMais uma vez a robótica marcando presença! Os robôs já estão desenvolvendo diversas atividades do nosso cotidiano, buscando ajudar nas vidas atarefadas que levamos. Tem alguns que fazem a limpeza da casa para você, outros que cozinham para você, e outros que até nos auxiliam a criar nossas crianças. As finalidades são diversas, mas certamente algum deles pode ter ajudar!

Segurança

self carA eletrônica também tornou nossa vida mais segura. Existe uma variedade de equipamentos destinados a esse fim. Os tipos de aplicação são os mais amplos possíveis:

temos desde câmeras de segurança, capazes de detectar calor, movimento, entre outros. Até carros capazes de evitar acidentes existem! As pesquisas para o desenvolvimento do carro que nunca vai sofrer um acidente ainda estão em andamento, mas várias tecnologias já estão a sua disponibilidade como estacionamento automático e travamento automático de colisão frontal. Tudo isso graças a eletrônica!

Eletrônica médica

ROSAA eletrônica médica é um ramo vital e que vem cada vez mais ajudando médicos a solucionar problemas que antes eram bastante complicados. Hoje em dia, existem equipamentos que controlam desde a pressão arterial do sangue do paciente até o seu nível de glicose. Essas medidas que, antigamente, eram difíceis de serem feitas, hoje em dia podem ser tiradas em qualquer lugar com alto grau de precisão, visto o tamanho e eficiência dos equipamentos. Quer um exemplo? O ROSA, um robô desenvolvimento pela MedTech auxilia médicos em neurocirurgias com alta precisão. Ele já vem sido utilizado em diversos países como China, Índia, Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Alemanha, Itália e Rússia.

Isso são só algumas das possibilidades! Independe do ramo que você imaginar, é bastante provável que você encontre pelo menos alguma coisa na qual a eletrônica foi aplicada. O desenvolvimento exponencial dessa ciência tem tornado possível coisas que nunca seriam sequer imaginadas antigamente. Chegamos a tal ponto que robôs são capazes até de escrever texto. Agora fica a dúvida: Será que foi mesmo uma pessoa que escreveu o texto que você acabou de ler?