Com o passar dos anos o surgimento de um estilo de vida muito mais dinâmico transformou as prioridades e necessidades ao se adquirir uma residência. A busca por otimização e economia levou muitas pessoas a buscarem moradias menores e mais eficientes.

Em casas grandes o espaço se torna sinônimo de liberdade, mas isso não significa conforto. Para pessoas com rotinas corridas, que passam boa parte do tempo fora de suas residências, espaços maiores representam mais trabalho e, por vezes, menos bem-estar.

Ainda é fácil associar o conceito de uma casa pequena a desconforto e pouco espaço, mas com o correto planejamento e com algumas técnicas simples é possível reverter esse cenário, criando ambientes extremamente aconchegantes e eficientes, gerando menos custos, tanto na construção quanto na manutenção.

Correto posicionamento dos cômodos, janelas e portas

Fazer bom uso da luz natural é uma ótima forma de economizar na iluminação e deixar o ambiente mais agradável. Em casas menores, a utilização de ambientes integrados melhora a iluminação de cômodos sem janelas, entretanto, quanto maior a profundidade da área coberta pela iluminação de uma janela, menor a luminosidade que chega aos pontos mais distantes da fonte luminosa.

A solução mais recorrente nesses casos é a utilização de janelas maiores e portas translúcidas. Mas há também possibilidades com iluminação zenital, como claraboias ou tijolos de vidro, teto inclinado e seleção de cores claras e neutras para predominar nos ambientes internos.

Mas além dessas soluções, é necessário levar em conta, por exemplo, características locais, como o hemisfério em que a casa será construída, para saber como incidem os raios solares sobre ela. A existência de objetos nos arredores, como prédios ou árvores, que podem impedir tanto a passagem de luz quanto o fluxo de ar e a constituição do terreno em volta, como o tipo de material e cobertura do solo, para se ter maior reflexão dos raios luminosos e, consequentemente, melhorar a iluminação interna.

Dar a devida atenção a tais características pode significar uma grande economia bem como proporcionar uma grande melhoria na qualidade de vida dos habitantes daquele espaço.

Ambientes integrados

A utilização de ambientes integrados vem sendo a melhor alternativa para combinar praticidade e qualidade de vida em espaços bastantes reduzidos. Além de dar uma sensação de que os ambientes são maiores, pois garante uma maior amplitude visual do espaço, eles favorecem a interação entre pessoas que estão em cada ambiente.

Possíveis combinações desses ambientes integrados são: Sala de estar com cozinha, sala de estar com quarto, sala de estar com varanda e quarto com home office. Todas elas garantem um aspecto mais moderno e prático para casa, além de permitir uma circulação de luz e ar pela residência.

Agrupar as áreas molhadas

O custo das instalações hidráulicas correspondem de 7% a 11% do valor total da obra. Porém, agrupando áreas molhadas, ou seja, banheiros, cozinhas e áreas de serviço, o espaço utilizado e custo com as tubulações hidráulicas podem ser reduzidos. Pois, quando dois desses cômodos forem adjacentes, compartilham a mesma parede hidráulica.

Além disso, posicionando a caixa d’água perto dessas áreas não só reduz a quantidade de tubos a serem usados como também melhora a pressão de saída da água nos chuveiros e torneiras, já que o caminho entre a caixa e os pontos fica menor e com menos curvas.

Evitar forros de gesso em pé direito baixo

Apesar dos forros de gesso tornarem um ambiente mais acolhedor, esse tipo de acabamento não é indicado para espaços pequenos com pé direito baixo. Pois, ao optar por este acabamento, o pé direito diminui ainda mais, trazendo uma sensação sufocante. Portanto, o ideal é que a altura do chão ao teto seja de, no mínimo, 2.40 m para os banheiros e 2,60 m para os outros cômodos.

Optar por janelas grandes

Possuir janelas grandes é outra forma de otimizar o espaço em uma casa pequena. Além de permitir a entrada de luz natural, elas trazem a sensação de imensidão, pois incorporam o exterior. Além disso, os espaços estarão mais arejados.

Planejar móveis para organizar e ganhar espaço

Os móveis planejados vão fazer toda a diferença na hora de otimizar os cômodos do seu apartamento. Isso porque, eles são fabricados a partir das medidas do próprio apartamento. Dessa forma, ao aproveitar cada centímetro das dependências da casa, o emprego das áreas se torna mais eficaz e os espaços livres se tornam maiores.

Além disso, os móveis planejados conferem bem-estar ao usuário por serem personalizados e carregarem consigo as preferências do proprietário. Logo, a sua casa irá transmitir a sua identidade e personalidade.

Uma correta organização do espaço e da disposição dos objetos em seu interior melhora ainda as condições de salubridade da casa. Com uma melhor circulação do ar o ambiente fica mais agradável e evita-se o acúmulo de umidade, enquanto que menos obstáculos tornam a área mais iluminada e visualmente maior por diminuir a sensação de enclausuramento.

Utilizar espelhos

O uso de espelhos é um recurso muito utilizado para otimizar os espaços. Pois, ele é capaz de trazer amplitude visual, refletir iluminação natural e criar interessantes efeitos decorativos.

No entanto, eles devem ser bem posicionados e usados com moderação para não sobrecarregar o ambiente.

Teve interesse em construir a sua nova casa? Sabe o que irá precisar? Entre em contato conosco e comece a desenvolver o seu sonho!