Por que reaproveitar água da chuva?

Imagem relacionada

Segundo relatório realizado pela ONU em 2015, a escassez de água afetará cerca de dois terços da população mundial até 2050. Principalmente, devido ao uso excessivo de recursos hídricos voltados para a produção de alimentos. Esse fato preocupante nos faz procurar meios que possibilitem o desenvolvimento sustentável.

O reaproveitamento de água da chuva é um desses meios que podem possibilitar esse tipo de desenvolvimento. Cerca de 50% do consumo de água em sua casa é de água não potável. Ou seja, metade do consumo de água em sua casa pode ser substituído por água de chuva.

Dessa maneira, esse reaproveitamento diminuiria o uso desnecessário de água potável em sua residência.

O que é o desenvolvimento sustentável?

Resultado de imagem para rainwater

É um modelo que integra a economia, a sociedade e o meio ambiente. De modo que o crescimento econômico leve em consideração a inclusão social e a proteção ambiental.

O que possibilita que os recursos naturais existentes sejam capazes de atender às necessidades da geração atual, sem comprometer ou, até mesmo, impossibilitar que as necessidades básicas das futuras gerações sejam atendidas.

Como eu posso reaproveitar a água de chuva?

Resultado de imagem para reuso agua chuva

Para realizar o reaproveitamento da água de chuva é preciso realizar alguns investimentos de baixo custo. Um exemplo é instalar um coletor de água em calhas e ter um reservatório próprio para receber esta água. Reservatório esse conhecido como cisterna.

Resultado de imagem para rainwater

No mercado existem vários coletores próprios que fazem o descarte das primeiras águas de chuva (first flush). Essas primeiras águas são as que fazem a “lavagem” do telhado, trazendo impurezas do ar e do telhado, como fezes de animais e resíduos de matéria orgânica. Após alguns minutos a cisterna passa a armazenar a água limpa.

O ideal é que a cisterna se encontre fora da exposição à luz solar, de preferência enterrada, para evitar a criação de algas e fungos.

Caso não seja possível, a cisterna deve ser vedada e a água que se encontra armazenada no reservatório deve ser utilizada o mais breve possível.

E quais as vantagens?

Imagem relacionada

  • É uma atitude com viés ecológico, propiciando uma solução ambiental mais ética;
  • Representa uma economia de 50% na conta de água;
  • A instalação do sistema de captação de água pode ser feita em qualquer ambiente, seja ele rural ou urbano;
  • Contribui para a redução de enchentes nos grandes centros urbanos;
  • Possibilidade de doação para áreas do sertão nordestino que sofrem com a escassez de água, como forma de combate à seca.
  • Expandir a cultura do desenvolvimento sustentável. Forma de aumentar a quantidade de pessoas adeptas à utilização de sistemas de captação de água.

Quais cuidados tomar?

  • É necessário que se faça limpeza da calha e da cisterna periodicamente.
  • É necessário rearranjar os encanamentos, visto que a água que parte do encanamento da cisterna não pode se misturar com qualquer encanamento da casa, pois a água que será reutilizada de chuva, por ser potencialmente danosa à saúde humana, não pode ter a mesma função que a de uma água potável.
  • O custo de instalação de cisternas enterradas (ou subterrâneas) será maior, no entanto, diminui-se o problema de limitação de espaço para instalação da cisterna, além de aumentar a segurança da qualidade da água a ser reutilizada de chuva, visto que algumas cisternas não possuem proteção contra raios solares.

Resultado de imagem para rainwater harvest

Quer saber mais?

Como você pôde ler, reaproveitar a água da chuva pode ser, além de ecológico, econômico. Diversas aplicações são possíveis, seja para o lar ou para o trabalho, para um condomínio ou mesmo para um shopping.

Quer saber mais sobre como fazer o reaproveitamento de água em sua casa? Fale conosco e iremos te ajudar a achar a melhor solução para você!

Autor: João Ricardo Rios – Aluno do 3° Ano de Engenharia Civil do IME