Desde tempos antigos, o ser humano buscou formas de se orientar no espaço de forma que pudesse se mover de uma região para outra sem se perder. Essas formas evoluíram desde constelações, mapas e bússolas no período das Grandes Navegações até os sistemas GPS empregados nos dispositivos eletrônicos que vemos nos dias de hoje.
Quem não já viu na televisão quando o Batman colocava rastreadores nos vilões para encontrá-los depois? Pode parecer meio futurístico, mas tal tecnologia nos rodeia atualmente. Claro, não é como nos desenhos, mas só o fato de uma pessoa estar utilizando seu computador conectado com o Wi-fi já é suficiente para podermos localizar onde na superfície da Terra essa pessoa está.
A esse fenômeno damos o nome de geolocalização, cuja função é nada mais que achar as pessoas no planeta. Nesse texto, vamos entender um pouco como ela funciona, suas implicações na sociedade moderna e como ela pode ser fundamental para um negócio prosperar.
E o que seria essa tal de geolocalização?
Já parou para pensar que, quando se está acessando a Internet, algumas propagandas soam específicas demais para você? Isso ocorre porque é possível saber onde o usuário está acessando tais conteúdos por meio da geolocalização, que nada mais é que um recurso capaz de localizar o ponto exato do planeta Terra que um dispositivo eletrônico que encontra, utilizando, para isso, um sistema de coordenadas como referência. Essas coordenadas podem ser arranjadas de 3 formas principais:
- A partir de sinais GPS: dados informados pela intersecção de sinais oriundos de pelo menos 3 satélites, que informam o ponto onde o dispositivo alvo está localizado;
- A partir de radiofrequência: tecnologia baseada na emissão de ondas de rádio. Empregada para localizar celulares que estejam ligados e recebendo o sinal;
- A partir do Wi-fi: quando nos aproximamos da fonte do sinal, percebemos que ele vai ficando mais forte, certo? O contrário ocorre quando nos afastamos. A lógica é a mesma. Podemos calcular a distância conhecendo a intensidade do sinal Wi-fi da fonte emissora que chega ao aparelho alvo.
Que implicações isso gera na sociedade?
Você já parou para pensar em como funciona a maioria dos aplicativos no geral? Bem, ai vai um breve comentário sobre alguns deles:
- Uber: Aplicativo de transporte que informa onde o passageiro está, quanto tempo o motorista vai demorar em chegar até ele e o trajeto para onde ele está indo;
- Ifood/UberEATS: Aplicativos de comida que informam os restaurantes mais próximos e do gosto do cliente (afinal não se espera que o consumidor peça comida lá da Argentina) e selecionam os motoristas localizados próximos ao cliente para transportar a comida;
- Pokémon GO: Aplicativo de jogo que informa a localização de pokémons, pokéstops e ginásios próximos ao jogador, facilitando, assim, sua tarefa de planejar uma estratégia de jogo.
Mas afinal, o que esses apps têm em comum? Bem, todos eles utilizam o recurso de geolocalização para fornecer ao usuário uma melhor experiência e, com toda essa facilidade e praticidade, incentivar que ele continue usando tais apps.
Além disso, é possível observar que as inúmeras propagandas sempre nos aparecem para nos incentivar a continuar consumindo e consumindo cada vez mais. Por meio da geolocalização, as empresas conseguem elaborar promoções diferentes com base no público alvo de uma região e com base no que tal região está enfrentando no momento. Por exemplo, com a atual crise provocada pelo coronavírus em vários países, a Niantic, empresa responsável pelo jogo Pokémon GO, abaixou o preço de vários itens de seu jogo para incentivas os jogadores a ficarem em casa e evitarem as ruas. Além disso, vários restaurantes, para manter a produtividade e o lucro, estão utilizando os aplicativos de entrega para evitar que as pessoas saiam pelas ruas.
A partir disso tudo, é impossível não imaginar o quão impactante é a geolocalização na nossa rotina e no nosso consumo. Em tempos de crise, o mercado se modifica e se reinventa para manter a sociedade em constante funcionamento e, como vimos, tal recurso vem se mostrando importantíssimo para evitar uma bagunça ou, até mesmo, um colapso.
O que o meu negócio ganha com isso?
Mas por que isso é bom para os seus negócios? Bom, esse artifício gera uma proximidade maior entre empresa e consumidor, permitindo conhecer e agradar o cliente em potencial a partir das condições impostas pela região em que ele se encontra, tais como lugares mais frequentados, disposição de empresas, comida popular, etc. Não é recomendável, por exemplo, abrir uma loja de doces em um lugar onde pouca gente busca por esse tipo de produto.
Com isso, a geolocalização é uma excelente oportunidade para conquistar clientes, descobrir seus gostos e potencializar as vendas de sua empresa. Sabendo dessas vantagens, está esperando o que para implementar esse recurso em seus negócios?
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