O e-commerce é muito mais que um site. Além do frontend, que é o site que o usuário efetivamente vê, há um robusto sistema de gestão de pedidos por trás (backend). Neste sistema, é possível controlar o estoque dos produtos, emitir notas fiscais, realizar o controle financeiro e analisar relatórios de desempenho.
Ao se pensar em um e-commerce, três pilares principais devem ser estruturados:
plataforma, marketing e operação.
A plataforma é fundamental para o sucesso do e-commerce
Ela converte visitas em vendas. Para isso, algumas características fundamentais devem ser observadas: a plataforma deve ser rápida, com design moderno e fácil navegabilidade. O cliente deve se sentir confortável desde o momento em que entra no site, até quando finaliza a compra.
Para obter mais visitas, o marketing é essencial
O marketing online é bem diferente do off-line, sendo menos subjetivo e muito mais analítico. Na internet, não se “acha” nada, têm-se todos os dados: sabe-se de onde o cliente veio antes de entrar no site, que páginas ele visitou, quanto tempo passou no site e por onde o deixou caso não tenha finalizado a compra. Para exemplificar, três das ferramentas mais utilizadas no marketing online são Google AdWords (links patrocinados, que aparecem coloridos no topo dos resultados de busca), mídias sociais e e-mail marketing.
A operação engloba desde o recebimento de um pedido até o atendimento pós-venda
Para isso, deve-se ter um controle de estoque eficiente, uma expedição organizada e um SAC ativo. É importante não só comunicar seu cliente de eventuais atrasos ou falhas ocorridas, mas também utilizar o SAC como ferramenta de recuperação de carrinhos abandonados: para os clientes que chegaram até a última página, completaram os dados pessoais, mas não concluíram a compra, pode-se ligar para oferecer ajuda e reverter eventuais desistências.
Se compararmos uma loja online com uma loja física, o marketing é a localização do ponto: se o local é bom, obtêm-se mais visitas. Já a plataforma é a organização interna da loja: disposição dos produtos, atendimento (operação) e facilidade de compra. Em uma loja organizada, o cliente consegue localizar facilmente seu produto, é bem atendido e finaliza a compra satisfatoriamente.
Boa!
Também é importante pensar nos indicadores para e-commerce como a taxa de carrinhos abandonados, bounce rate da página e criar campanhas de display. Com a mudança na legislação, apenas as lojas virtuais bem posicionadas continuarão lucrativas.
Com certeza, Jorge! Sabemos que o micro-empreendedor que usa o e-commerce precisa estar sempre atualizado com a legislação vigente, além de sempre estar melhorando seu portfólio de produtos e aumentando suas vendas. Observando quantos carrinhos são “abandonados” e quantas pessoas apenas pesquisam o produto, sem adicioná-lo ao carrinho, ajuda o comerciante a entender se seus preços estão competitivos e se sua imagem com seu cliente está boa.
Olá, adorei suas informações, so tenho uma dúvida, eu ja tenho um blog no wix criado, com plano Premium, é quero montar uma loja virtual como uma pagina de meu blog, eu preciso mudar para o plano e-ecomerce? Por favor esclareça essa minha dúvida! Obrigada
Olá Erika, tudo bom? O Wix possui ferramenta própria para montagem do seu site, mas acredito que o plano e-commerce seja mais a solução do seu caso. Como procura desenvolver sua loja virtual, precisa que seu provedor aceite esse tipo de tráfego, já que terá mais pessoas acessando a página, e tenha segurança para o seu negócio. Sucesso nas suas vendas, precisando é só falar conosco!