Você já pensou em ter um aplicativo para o seu negócio? Ou você imagina que apenas empresas de grande porte têm condições de utilizar aplicativos e esse é um sonho distante? Conheça aqui os motivos pelos quais um aplicativo pode alavancar seu negócio independentemente do seu porte!
Ferramentas de engajamento
As facilidades de um aplicativo podem, além de fidelizar clientes, estabelecer contato mais rápido, eficaz, e preciso com o público. A seguir listamos algumas ferramentas úteis para melhorar a relação com os clientes, para diferentes tipos de negócios:
- Calendário de eventos;
- Pedidos online;
- Agendamento de consultas/sessões;
- Sala de chat;
- Cartão fidelidade;
- Cupons por divulgação;
- Notificações por geolocalização;
- Reserva de mesas;
- Pesquisa de opinião; e
- Venda de pacotes.
Podemos destacar, dentre essas ferramentas, os cupons por divulgação e notificações por geolocalização. Com o primeiro, você oferece ao seu cliente um desconto no seu serviço como recompensa por ele tê-lo indicado a amigos, o que tem um potencial de aumentar seu público por meio dele próprio. As notificações por geolocalização permitem que você faça contato com um cliente assim que ele esteja a um certo raio da sua loja/estabelecimento, fazendo com que ele se lembre do seu produto e com alta chance de que ele vá até lá consumi-lo.
Vantagem competitiva
Supondo que a sua empresa utiliza aplicativos de forma inteligente, isso gera uma vantagem perante outras empresas que não o fazem, mas que podem ter produtos de qualidade próxima à dos seus.
Desse modo, a chance de um cliente escolher a sua empresa em detrimento de outras aumenta significativamente, já que ela estará sempre em sua memória. O usuário médio checa seu smartphone cerca de 200 vezes ao dia. Isso são 200 vezes no dia que o cliente pode ver o ícone da sua empresa, além de notificações push. E se o cliente pensa na sua empresa, ele compra da sua empresa.
Fonte útil de estatísticas
A utilização de aplicativos por parte de clientes permite que a empresa colete informações valiosas a respeito tanto de seus produtos quando de seu público alvo. Entendendo como os clientes utilizam o aplicativo, quais produtos são mais comprados, e cruzando esses dados com os perfis dos consumidores, é possível elevar significativamente a adesão dos clientes, gerando promoções e campanhas de alto impacto.
Alguns exemplos de dados que você pode obter dos seus clientes por meio do uso de aplicativos são geolocalização, seus interesses, dados demográficos, contatos e tempo de uso do aplicativo. O estudo dessas informações é de muito valor para a empresa, já que uma das chaves para o sucesso é conhecer bem seus clientes.
Otimização de processos internos
Criar aplicativos voltados para uso apenas interno à empresa também é uma prática bem comum e crescente no mercado. Pode-se utilizar aplicativos para facilitar interações entre funcionários dentro da equipe, monitorar e gerenciar quaisquer processos internos existentes na sua empresa.
Isso tudo com a praticidade dos smartphones, o que torna as atividades mais baratas e eficientes, eliminando a necessidade de PCs ou até mesmo processos feitos em papel. Além disso elimina-se o impedimento físico, permitindo funcionários interagirem ininterruptamente independentemente de sua localização.
E aí? Já percebeu como um aplicativo pode ajudar sua empresa a alcançar novos patamares? Então não perca tempo e entre em contato conosco, e te ajudaremos a pensar na melhor solução para o seu negócio!
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