O envio de dados de maneira remota é algo importantíssimo no mundo atual, tendo em vista os avanços tecnológicos e o crescente mercado de IoT (termo em inglês para internet das coisas). Porém, qual tecnologia de transmissão de dados escolher para melhor atender os objetivos do seu projeto? Nesse artigo exploraremos os aspectos da tecnologia LoRa, uma nova tecnologia inovadora na área de comunicação de dados sem fio.

O que é a tecnologia LoRa?

LoRa (Long Range Radio) é uma tecnologia de transmissão de dados wireless. Contudo, diferentemente de outras tecnologias, como o WiFi e o 4G, que utilizam tecnologias WLAN e WAN respectivamente, LoRa utiliza tecnologia LPWAN (Low Power Wide Area Network), tal tecnologia possibilita a combinação eficiente de um longo alcance de sinal e um baixo consumo energético, além de uma linha totalmente segura para a transmissão dos dados, combinação que no passado parecia ser impossível, principalmente a preços baixos.

Como funciona a tecnologia LoRa?

A base de funcionamento de tal tecnologia é o espalhamento espectral, tal técnica de modulação consiste na utilização de uma largura de banda para transmissão muito maior da mínima necessária para transmitir a informação, dessa forma a energia do sinal transmitido ocupa uma banda muito maior do que a da informação, melhorando não somente a segurança em relação à interceptação e interferência, mas também a qualidade e confiabilidade do enlace. O fato de cada transmissão ocupar uma grande faixa de valores de frequência no espectro, é compensado pela capacidade do sistema de espalhamento de reduzir a interferência entre sinais que utilizem códigos diferentes, permitindo a utilização da mesma faixa de frequências de maneira simultânea por vários usuários.

Vantagens e aplicações da tecnologia LoRa

A tecnologia LoRa é amplamente utilizada em todo o mundo, tal fato deve-se ao seu caráter revolucionário no mercado de IoT, tendo em vista que essa viabiliza a comunicação a longas distâncias utilizando quantidades ínfimas de energia. Devido a isso, LoRa é largamente utilizada em dispositivos conectados a redes IoT, pois tais dispositivos devem funcionar continuamente por longos períodos e manter-se ao alcance da rede para que a comunicação seja confiável e efetiva. Além disso, apesar de possuir uma largura de banda limitada, essa não fica na desvantagem em relação a outras tecnologias, pois dada a sua utilização prioritária em envio de informações e dados, essa não é comprometida por tal característica.

Tal tecnologia preenche um gap tecnológico deixado por outras tecnologias de transmissão de dados, podendo ser largamente utilizada em diversas áreas como:

Agricultura inteligente

Desde a medição das condições ambientais que influenciam a produção agrícola até o rastreamento de indicadores de saúde do gado, permitindo a redução do impacto ambiental, maximização do rendimento e minimização dos gastos.

Controle inteligente de indústrias

As operações industriais podem se beneficiar da implantação de sensores para monitoramento contínuo, como em fábricas ou indústrias móveis que poderiam transmitir dados críticos para uma rede, onde poderiam ser analisados ​​e as operações das empresas poderiam ser otimizadas.

Smart Cities

As operações do dia-a-dia de uma cidade são mais eficientes com os recursos de geolocalização de longo alcance, baixo consumo de energia, segurança e sem uso de GPS da tecnologia LoRa. Ao conectar serviços, como iluminação, estacionamento, remoção de resíduos e muito mais, as cidades poderiam otimizar o uso de utilitários e de pessoal para economizar tempo e dinheiro.

Casas e edifícios inteligentes

A baixa quantidade de energia empregada e a capacidade da tecnologia LoRa de penetrar nos materiais densos das construções fazem dela uma plataforma ideal para dispositivos inteligentes de edifícios e casas conectados à IoT. Além disso, os recursos de longo alcance possibilitam que os sensores habilitados para LoRa rastreiem objetos ou pessoas que estão fora da casa ou edifício. Sensores em aplicações domésticas e prediais podem detectar o perigo, otimizar o uso de serviços públicos e muito mais para melhorar a segurança e a conveniência da vida cotidiana.

 

Acha que a tecnologia LoRa é ideal para ser utilizada em seu projeto?  Entre em contato conosco e saiba como nós da IME júnior podemos lhe ajudar a fazer isso.