O BI (Business Intelligence, ou no português, inteligência de negócios) é caracterizado por ser uma solução tecnológica e estratégica para auxiliar na gestão e assim possibilitar uma rápida tomada de decisões dentro das empresas. Por meio de informações já disponíveis na empresa, o gestor recebe um conhecimento maior sobre o seu negócio a partir do BI, sendo isso portanto uma ferramenta de vantagem competitiva.
A partir da análise detalhada das informações, o BI possibilita identificar mudanças e tendências antecipar cenários e problemas futuros. Mas para que dê certo, é necessário um plano estratégico que otimize e inove os processos administrativos de sua empresa.
Como funciona?
A inteligência de negócios está relacionado ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. O BI é um conjunto de ferramentas e técnicas que são utilizadas na transformação de dados simples em informações úteis e significativas as quais serão utilizadas nos negócios.
Dessa maneira, o BI capta informações adquiridas de diversas fontes de dados, como sistemas OLTP, planilhas e documentos de texto e grava e centraliza isso em um banco de dados chamado Data Warehouse (DW). Após isso, essas informações são organizadas e transformadas em dados relevantes para os negócios, que podem ser acessados por meio de ferramentas de visualização tal como dashboards.
Desse jeito, as informações estão organizadas de fácil acesso, auxiliando na análise de dados e obtenção de resultados precisos para a tomada de decisões nos negócios.
Como implementá-lo?
É necessário que o BI esteja relacionado às questões e as suas possíveis decisões, como:
- Questões de alinhamento de metas: determinação de metas;
- Questões de base: coleta de informações que serão utilizadas como base;
- Custos e riscos: consequências financeiras estimadas;
- Cliente e Stakeholder: quem será beneficiado e quem pagará;
- Métricas relacionadas: informações operadas com clareza e definidas com parâmetros métricos;
- Mensuração metodológica:estabelecimento de métodos que melhor definirão os requerimentos métricos;
- Resultados relacionados: o programa deve ter um monitor, que deve assegurar que os objetivos estão ocorrendo, além de ajustar quando necessário para melhor eficácia, rentabilidade e validade.
Porque você precisa de um sistema de Business Intelligence?
A procura por esse tipo de sistema vem crescendo entre as empresas nos últimos anos e isso se deve pelo fato que o mercado está cada vez mais competitivo e se torna essencial que a empresa mantenha a qualidade e a organização das informações para que consiga tomar decisões rápidas e estratégicas frente às demandas do mercado.
Um dos principais quesitos na escolha do BI é a segurança, integridade de informação e confiança ao usuário que esse sistema permite. De fato, essas características são necessários para que seja permitido aos usuários explorar o conteúdo analisado de forma a gerar e usar insights para direcionar ações e tomar decisões que levem à melhoria de processos, à automatização de rotinas e consequente liberação de recursos para funções estratégicas e ao crescimento dos negócios.
Além disso, esse sistema tem como outros benefícios economia de tempo, versão única da verdade, melhores estratégias e planos, melhores decisões táticas, processos mais eficientes e a economia de custos.
Assim, utilizando esse sistema, o gestor consegue analisar, planejar e decidir rapidamente sobre os vários aspectos de negócio, tendo maior controle sobre a sua empresa e uma gestão mais inteligente.
Ficou interessado? Gostaria de implementar isso na sua empresa? Então entre em contato conosco!
Deixar um comentário