Design sem nome

 

Quando são analisados os dados de progresso da urbanização mundial, se observa que o aumento de indivíduos e famílias em cidades urbanas tem apresentado crescimento exponencial, esse crescimento traz consigo diversos desafios relacionados ao fornecimento de serviços básicos essenciais, como: energia, transporte público, saneamento básico, entre outros.

 

Mas o que são as Smat Cities?blog

Segundo a união Européia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico.  Ou seja, essas cidades buscam utilizar a tecnologia para melhorar os serviços públicos oferecidos à população proporcionando uma melhor qualidade de vida. De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 10 dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia.

 

blog1

 

Apesar de ser um conceito relativamente recente, o conceito de Smart City já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado global de soluções tecnológicas, que é estimado a chegar em US$ 408 bilhões até 2020.

 

Exemplos de Smart Cities pelo mundo

 

Songdo

blog2

Songdo se localiza na Coréria do Sul e sua construção em torno de um aeroporto foi iniciada em 2005 e tem conclusão prevista para 2018, mas desde 2011 o lugar já vem sendo habitado.

 

A Smart City, que tem 1.570km2 de área, foi projetada para 40 mil habitantes e pretende ser controlada por computadores, através de um sistema de rede sem fio. A ideia é que desde semáforos até o recolhimento de lixo seja monitorado por sistemas inteligentes. No planejamento constam diversas opções de mobilidade, como transporte elétrico e aquático, além de 25km de ciclovia. Também serão instalados sensores no asfalto que poderão detectar a velocidade dos carros para calcular o tempo dos semáforos, evitando engarrafamentos.

Seu projeto também inclui eficiência energética com produção de energia limpa por meio de captação da luz solar pelos paineis e vidros fotovoltaicos colocados nos edifícios. Além disso, 40% da área da cidade inteligente será reservada para a construção de parques e praças.

 

 

Singapura

blog3

Em 2012, Singapura foi considerada uma das cidades mais prósperas do mundo, segundo o Índice Global Cities, e é um exemplo de cidade inteligente.

A cidade-estado está em uma área de 704km2 com população de 5 milhões de habitantes. Cada distrito da cidade é parcialmente autossuficiente, evitando desperdício de espaço e diminuindo o trânsito para os moradores que buscam por serviços em cada distrito. Os bairros são ligados uns aos outros por meio do sistema de transporte público, reduzindo tráfego e poluição. A IBM coleta dados sobre o trânsito de Singapura e os processa com algoritmos para prever onde acontecerão os engarrafamentos pelo menos 1 hora antes que eles comecem.

Focando em qualidade de vida, a cidade inteligente de Singapura tem uma política que permite apenas a entrada de indústrias limpas para investimento local. Além disso, somente são aceitos grandes investimentos voltados à estrutura que ajudem a gerar crescimento econômico.

Smart City no Brasil

blog4

O Brasil será o primeiro país no mundo a receber uma cidade inteligente social, a Smart City Laguna. A cidade estará localizada no município cearense de São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza.

Todo o projeto está sendo desenvolvido por um grupo de empresas da Itália. Assim que estiver pronta, a Smart City será entregue para ser administrada pelo município cearense.

Bicicletas e carros compartilhados, energia gerada de forma limpa e reaproveitamento de água da chuva são alguns dos serviços que estarão disponíveis na cidade. Ao contrário do que pode parecer, no entanto, a Smart City Laguna não será um condomínio fechado, trata-se de uma cidade aberta, como qualquer outra. No projeto estão incluídas zonas residenciais e comerciais, além de um polo empresarial.

O grupo responsável pela execução do projeto da cidade inteligente afirma que o objetivo é que as moradias da Smart City Laguna sejam acessíveis a todas as faixas de renda. As empresas pretendem introduzir ali o conceito da “convivência colaborativa”, ainda inédito no Brasil.