Um site é a versão digital da sua empresa. Um bom site passa credibilidade e segurança, além de servir como forma de conseguir novos clientes. Aí é que entra o assunto de hoje: as ferramentas gratuitas de criação de site, em especial o WordPress. Apesar de ter sido criado para a criação de Blogs, com alteração de temas, plug-ins e outros detalhes podemos criar sites muito bons. Esse é artigo é para você que já conhece essa plataforma e quer saber como melhorar seu site utilizando todo o potencial do WordPress.
1. Plugins! O que são? E para que servem em um site?
Quer adicionar um novo recurso ao seu site e não tem experiência em programação? Bem, os plug-ins nasceram para isso. Eles podem ser baixadas através próprio painel do WordPress, através da opção plug-ins:
Com eles você pode adicionar um formulário de contato para seus clientes, integrar seu website a sua página de Facebook, Criar Sliders lindos e profissionais com apenas alguns cliques. Quer encontrar algum plug-in específico? É fácil basta procurar por plugin WordPress “de tal função” no Google, apareceram inúmeras opções. O mais legal é que você pode testar as diferentes opções.
Além disso, existem algumas opções de plug-ins que são pagas, é altamente recomendado que a versão grátis seja testada antes de se fazer a compra.
2. Blog! Como posso criar no meu site?
O WordPress foi pensado inicialmente para criação de blogs e por isso ele é bem simpático a manutenção de um. Você pode definir qualquer página que você tenha criado como o Blog do Site, acrescentar posts, definir como os posts serão apresentados, criar menus específicos para o Blog.
Além disso, as buscas orgânicas veem com bons olhos conteúdo desenvolvido de forma independente, o que vai fazer seu website aparecer primeiro no Google.
É sério! A geração de conteúdo faz uma diferença enorme entre aparecer ou não para o seu cliente. Até para quem utiliza o serviço de propaganda paga do Google, o adwords, o blog com conteúdo relevante afeta o resultado de quem aparecerá primeiro.
Então vai lá, faz como a IME júnior e já começa a escrever um artigo para postar em seu site.
3. Desempenho! Com o site WordPress, consigo melhorar o desempenho do meu site?
Sim. Existem ferramentas que analisam seu website e dão dicas de como melhorar o desempenho e a experiência com usuário. Uma das melhores ferramentas é do próprio Google e pode ser acessada aqui.
Nela você vai encontrar como melhorar a velocidade do seu site tanto para mobile quanto para web e como melhorar a experiência do usuário no mobile.
Entretanto, para entender algumas das sugestões é necessário conhecimento de programação.
Outra dica é a compactação das imagens utilizadas. Existem plugins que diminui o tamanho das imagens utilizadas no seu website. Não necessariamente a mais imagem com melhor definição é a ideal para o seu site, a queda na qualidade é quase imperceptível.
4. SEO! Já ouviu falar!
SEO significa Search Engine Optimization. Em português é conhecido como otimização de site.
Um website é criado para ser visto e geralmente é acessado através de mecanismos de busca. Então para aumentar o número de visualizações de um website é essencial que ele apareça primeiro nas buscas. Aí é que o SEO entra. Umas das formas de aplicar SEO no seu site é através de plug-ins. Aqui vai um ótimo e gratuito que vai te ajudar muito.
5. Tema pago! Vale a pena?
Depende da preferência do cliente. Os temas pagos ajudam muito na criação de um site, apesar de serem caros. Eles tornam a criação de páginas bonitas e com funcionalidades complexas bem mais simples. Você poderá editar desde a margem do roda-pé do website até colocar seus projetos em um portfólio quase pronto.
Os temas com mais downloads contam com um suporte amplo e com uma comunidade de usuários muito ativa. Geralmente dá para saber como adicionar qualquer elemento através da própria internet.
Demora-se um tempo para se acostumar a interface do tema pago, mas elas seguem meio que um padrão e você pode usar isso ao seu favor ao testar mais de um tema pago.
É necessário algum conhecimento de design para aproveitar todo seu potencial. Quando for escolher algum tema olhe suas funcionalidades, não a foto que é apresentada como Design padrão do Tema.
Um ótimo website para a busca de temas pode ser acessado clicando aqui.
Autoria: Júlio Tinôco – Aluno do 2º Ano do Ciclo Básico do IME.
Muito lega
Gostou, Zeka?
Dá uma olhada nesse post então: http://imejunior.com.br/2017/01/18/qualidades-de-um-site-institucional-eficiente/
🙂
hoje msm posicioneium site do mercado de bartender com SEO, isso realmente é fantastico!
Sim, Helton!
O WordPress é uma excelente ferramenta, pois além de ser bem intuitiva, tem conectividade com mídias sociais e suporte completo a SEO.
Dá uma olhada nesse post, você vai gostar: Qualidades De Site Institucional Eficiente
🙂
My developer is trying to convince me to ffpovv move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the costs. But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on numerous websites for about a year and am worried about switching to another platform. I have heard fantastic things about blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress posts into it? Any kind of help would be really appreciated!
Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is truly informative.
I’m going to watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue this in future.
A lot of people will be benefited from your writing. Cheers!
Oh my goodness! Impressive article dude! Thanks,
However I am experiencing problems with your RSS. I don’t
know why I can’t join it. Is there anyone else getting similar RSS issues?
Anyone who knows the answer will you kindly respond? Thanx!!