Dentre as tecnologias mais inovadoras que tiveram seu advento na era digital, talvez a que tenha o maior potencial de utilização é a modelagem tridimensional, a famosa Modelagem 3D. Ela usa uma gama de conceitos matemáticos que permitem a construção e manipulação de objetos tridimensionais em uma plataforma capaz de moldá-lo da forma que o usuário imaginar.

A modelagem 3D permite uma quantia grande de aplicabilidades como na modelagem BIM (sigla em inglês para modelagem da informação na construção), simulação de estruturas em engenharia civil, engenharia mecânica etc, visualização de peças para percepção de descontinuidades e defeitos que antes só conseguiam ser percebidos no protótipo e criação em si de protótipos. Para facilitar a criação de todo esse conhecimento, atualmente, existem diversas formas e softwares capazes de construir esses modelos permitindo uma comunicação mais fácil entre dois programas e usuários diferentes.

O processo de modelagem é usualmente dividido em três etapas: modelagem, configuração de layout, e renderização. Recentemente a IME júnior fez um projeto de modelagem 3D da igreja Candelária, situada no centro da cidade do Rio de Janeiro. O método escolhido foi a modelagem através de fotografias feitas por um drone capaz de sobrevoar todas as fachadas, torres e cúpula. Tal processo foi melhor introduzido pois não havia a possibilidade de colocar andaimes rapidamente em um edifício tão grande.

E essa é só uma das possibilidades dadas por esse processo. A modelagem 3D é capaz de muito mais.

Autoria:
Pedro Octavio