Primeiro de tudo… o que é Empreendedorismo?
Empreendedorismo é conhecido como o processo de implementar novos negócios ou mudanças inovadoras em empresas já existentes. É um termo muito usado nos dias de hoje, estando normalmente relacionado à criação de empresas ou produtos novos.
Mas, se limita a isso? Empresas e produtos?
A resposta é não. A característica principal do empreendedorismo é a inovação e geração de novas oportunidades. Isso não se encontra somente no âmbito empresarial. Hoje em dia, mais que nunca, nós possuímos uma diversidade considerável de áreas a explorar.
Um mundo onde a tecnologia e a informação estão se tornando cada vez mais acessíveis. Uma sociedade que está passando a ter em mente que qualidade de vida e bem coletivo são prioritários ao enriquecimento individual. Empreendedores de felicidade, não somente de negócios. Os tempos mudaram com o passar das gerações, e atualmente as mudanças mais expressivas estão sendo percebidas.
O que está tão diferente assim?
Antigamente nós víamos muitos homens de negócios investindo em invenções. Almejando sempre o material de ponta, para vender para pessoas de maior poder aquisitivo. Posteriormente, assim como tudo na história, tecnologias antes inacessíveis passaram a ser popularizadas. Com isso, o lucro advindo delas passou a aumentar devido ao aumento expressivo no número de compras. O ritmo desse processo foi sendo acelerado com o passar do tempo, chegando ao nível que estamos hoje. Sua aquisição de ontem pode estar ultrapassada em uma semana.
Pareci estar me repetindo nesse último parágrafo, mas eu gostaria que prestassem atenção em algo que não havia dito antes: Tecnologias popularizadas.
Muito foi produzido para facilitar a vida do ser humano. O empreendedorismo que foi gerado a partir disso, e está sendo muito visto nos últimos anos, é não mais o de “inventar algo novo”. Mas sim de “inventar algo novo a se fazer com algo velho”. Não existe idade ou área que limite alguém com relação a isso, pois o único necessário é se pensar fora da caixa e ter perseverança, já tendo algo em suas mãos. Percebeu a diferença entre as duas atividades? A última pode até ser muito mais barata que a primeira, o que facilita ainda mais as coisas!
Entendi! Isso é realmente interessante, mas onde os jovens entram nisso?
Lembra que o novo estilo de empreendimento só depende de perseverança e ideias inovadoras? É aí que entramos! A atual geração jovem nasceu praticamente imersa na tecnologia que mudou o nosso mundo. Nós somos acostumados com isso e lidamos com o excesso de informações a todo tempo. Adquirir conhecimento nunca foi tão fácil quanto agora. Consequentemente, sabendo bastante daquilo que é e foi feito ao redor do mundo, pensar “fora da caixa” se tornou muito mais fácil. Empreendedor também copia ideias, o diferencial é fazer que sejam bem implementadas em seu meio.
Pensando nessa vertente, nós temos exemplos de atividades ao redor do mundo, em diferentes universidades de países diversos. Um ótimo exemplo disso é o Movimento Empresa Júnior, que surgiu em 1967 na França, chegou no Brasil em 1988 (na cidade do Rio de Janeiro), e agora está presente no país quase todo. Porém, é bom lembrar que há inúmeras outras iniciativas dentro de instituições de ensino. Equipes que montam carros, veículos aéreos não tripulados, robôs etc. Tudo isso é uma representação clara do empreendedorismo no mundo jovem, atuando forte na área acadêmica.
A IME júnior faz parte desse Movimento Empresa Júnior, não é mesmo? Eu não sei muito sobre isso, pode explicar melhor?
Claro! O Movimento Empresa Júnior, mais conhecido como MEJ, traz aos alunos a oportunidade de crescer profissionalmente enquanto cursam suas faculdades. São contratados para realizar serviços com os quais normalmente só poderiam se envolver após um tempo de formados. E o melhor de tudo, as entregas são realizadas com qualidade e um preço baixo. Parece difícil de acreditar?
O preço baixo é uma consequência direta de os estudantes que participam dessas iniciativas não serem pagos pelos seus serviços. Todo o dinheiro ganho com projetos é utilizado no pagamento de despesas da empresa e capacitações para os próprios membros. A qualidade é garantida pelos processos seletivos e constante auto aperfeiçoamento fomentado pelo movimento. Existe uma competição de cada um consigo mesmo para ser melhor que antes, e não só isso, contribuir ainda mais para o crescimento do MEJ no Brasil e mundo.
A influência do Movimento Empresa Júnior na sociedade brasileira está crescendo tão fortemente que já não é difícil encontrar empresas juniores de faturamentos na casa das centenas de milhares. O resultado mais expressivo foi visto no ano de 2017, em que uma Empresa Junior fechou um projeto único de custo de R$297.000,00. Um fato impressionante e com uma mensagem muito importante a todos.
Esse é o tamanho da confiança que nós estamos obtendo no mercado atual. Ajudamos a movimentar a economia sem ter dinheiro como nosso objetivo fim. Nos capacitamos e crescemos profissionalmente através de projetos reais e entregas de qualidade. Amamos o que fazemos e nos dedicamos com prazer, pois vemos um propósito por trás disso tudo. Isso também é empreendedorismo, mas não do jeito “convencional”.
Esse é o Empreendedorismo no Mundo Jovem.
Se interessou por como se pode empreender de diferentes maneiras? Fale conosco e conheça um pouco mais a IME júnior!
Deixar um comentário