Introdução
Na criação de aplicações digitais (sejam sites ou aplicativos), o front-end é um dos grandes desafios da equipe de desenvolvimento, e isso por um motivo bastante simples: independente da qualidade do produto, se a interface não for agradável ao usuário, ele não obterá o sucesso esperado. O impacto dessa importância se materializa no tempo gasto para a criação, tornando o processo demorado e custoso. Na busca por otimização, foram criados os chamados frameworks, ferramentas cada vez mais importantes para um desenvolvimento eficiente e de alto nível.
Mas o que é um framework?
Das muitas formas de se definir, utilizaremos uma analogia, que apesar de simplificar, possibilita um entendimento mais claro. Podemos dizer que um framework é uma “caixa de ferramentas”, criada por usuários, que já oferece soluções prontas para a execução de cada finalidade na aplicação. Suponha, por exemplo, ser necessário a criação de um formulário funcional, ou um layout totalmente responsivo para um site. Utilizando as “linguagens puras”, o número de códigos necessários seria enorme, e consequentemente, o tempo gasto para criá-los. Utilizando um framework, no entanto, esse código já estaria pronto e otimizado para ser utilizado, sendo necessário somente aplicá-lo.
Quais as vantagens de se usar um framework?
Das várias vantagens, podemos citas algumas:
- Reusabilidade: A partir da criação de uma aplicação, é possível reaproveitar muito do escopo criado de forma simples. Como o framework já fornece os componentes prontos, sua estilização e, consequentemente, reutilização são facilidades pela equipe de desenvolvimento.
- Layouts prontos e responsivos: Uma das grandes vantagens da utilização no front-end é a possibilidade de se reaproveitar layouts prontos desenvolvidos pela comunidade. Desses templates, se obtém, por exemplo, layouts já responsivos, funcionalidade que demanda muito tempo no desenvolvimento caso fosse criada do zero.
- Padronização: Como a criação é feita utilizando o padrão de código do framework, a compreensão do código é facilitada, principalmente para projetos de grande escala que envolvam diversos desenvolvedores.
- Curva de Aprendizado Otimizada: Pensadas exatamente para facilitar a vida, os frameworks apresentam a característica de serem bastante intuitivos e diretos, permitindo que o programador domine rapidamente a tecnologia.
Apesar das várias vantagens vale ressaltar alguns desafios em sua utilização: sua constante atualização e a participação ativa da comunidade expõe vulnerabilidades, ou seja, a equipe de desenvolvimento precisa se manter conectada com cenário para atualizar a aplicação. Além disso, o conhecimento acerca do uso do framework não anula a necessidade de conhecimento profundo sobre a linguagem “base”: em um mercado tecnológico cada vez mais exigente, novas funcionalidades podem ser requisitadas, exigindo sua criação “hard code”.
Como começar a utilizar um framework?
Gostou da ideia e quer se aprimorar como desenvolvedor? Agora é só escolher um framework adequado para a aplicação, buscar a documentação e se utilizar dos diversos benefícios!
Na IME Júnior, por exemplo, utilizamos o Bootstrap para o front-end de diversas aplicações, sendo uma ferramenta incrível de otimização.
Ficou interessado em se aprofundar no assunto? Precisa de um site ou aplicativo com todas essas vantagens inclusas? Entre em contato conosco!
Deixar um comentário