Você sabe o que é um projeto?
Ao contrário do que você pode estar imaginando, um projeto não se restringe a algo grande e extremamente complexo.
Um projeto pode ser qualquer empreendimento que tenha como objetivo produzir algo inédito, com duração definida e com um objetivo final. Não importa a quantidade de recursos e pessoas envolvidas.
Ou seja, desenvolver um aplicativo é um projeto, fazer um relatório de pesquisa de mercado também é um projeto. Até mesmo um churrasco pode ser considerado um projeto!
Então, vamos fazer um churrasco projeto?
Bem, planejar um churrasco também é um projeto. E não é o mesmo que já ter uma churrascaria, onde que já se conhecem os problemas e a demanda do local. Mas sim a criação de algo novo, criado para uma data específica.
Essa data estipulada é quando o churrasco acontecerá, e no seu fim, também terá fim o projeto como um todo. O início é o momento que se iniciam todos os preparativos para o evento. Todas as pessoas que estarão organizando o churrasco estarão com o mesmo objetivo final.
Então, podemos ver que esse conceito está presente em nossas vidas muito mais do que percebemos. Assim como vemos que um bom planejamento é extremamente necessário para que nossos projetos do cotidiano saiam da melhor forma possível.
Entendendo as etapas em que os projetos são divididos:
1. Projeto Básico
Nesta etapa, (entram) são gerados os insumos e o levantamentos acerca de um sistema que será desenvolvido. Dentre eles estão: o orçamento para o desenvolvimento, a viabilidade geral, o funcionamento da máquina com fluxograma de funcionamento da mesma, os materiais necessários para a prototipagem e para a produção em larga escala, requisitos gerais para a produção e condições de operação.
2. Projeto Executivo
Aqui, trataremos da produção de fato do sistema desenvolvido e levantado no projeto básico. Dessa vez, já com o seu custo e prazo estipulado através dos insumos do projeto anterior.
Essa estratégia de separar em etapas supre um problema comum no desenvolvimento de um projeto único que une planejamento e execução: a estimativa de custos materiais e de prazos. Tudo feito sem a necessidade de uma pesquisa de viabilidade profunda.
Enquanto isso, nos bastidores daquele churrasco…
Se o objetivo for cobrar dos participantes os custos envolvidos, terá de ser feita uma estimativa de quanto será gasto. Isso é necessário para um arrecadamento efetivo e um bom churrasco como um todo. Primeiramente, é preciso fazer uma pesquisa. Levantar a quantidade de pessoas que irão de fato, considerando datas próximas e quaisquer riscos para o não comparecimento de alguém.
Com esse número, vamos ver a quantidade de material necessário (carnes, bebidas, pratos, etc) e como comprar tudo isso. Não podemos esquecer dos serviços a serem contratados, como transporte, auxílio técnico (churrasqueiro). Aluguel de equipamentos, faxina, os custos e onde conseguir tais serviços também deverão ser levados em conta. O local também deverá ser escolhido pensando em tudo o que foi levantado. Ele influencia na logística do material, facilidade de acesso e custos.
Ao final de tudo isso, teremos uma noção melhor do orçamento para a execução do churrasco. E portanto, se será viável a sua realização e quanto cobrar por pessoa. Após isso, o churrasco em si poderá ser realizado, os materiais adquiridos e os serviços contratados. O processo executivo então terá efeito, o churrasco acontecerá, e tudo o que foi levantado e previsto realizado.
E aí, alguma ideia em mente?
É assim que um projeto é feito. Mas antes de pôr a mão na massa é preciso se fazer um bom planejamento e levantamento de viabilidade e custo. Assim, você poderá ter mais visão do que será necessário para se realizar o projeto e também da forma mais efetiva de realizá-lo.
É uma maneira mais segura de realizar um projeto e é como a IME júnior desenvolve produtos tecnológicos. Então, se você tiver uma ideia que queira desenvolver, fale com a gente!
Autoria: Osmar Ferreira de Freitas – Aluno do 2° Ano do Instituto Militar de Engenharia
Deixar um comentário