Primeiro vamos esclarecer o que é Inovação?
O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, consideramos que a inovação é a exploração com sucesso de novas ideias que aperfeiçoem soluções ou busquem outras alternativas de soluções mais eficientes para diversos tipos de situações problema.
Além disso, é algo que traga sucesso para a sociedade e também para a sua empresa. Por exemplo, significa ter em consequência da Inovação:
- Aumento de faturamento,
- Acesso a novos mercados,
- Aumento das margens de lucro,
- Entre outros benefícios.
Você Pode Sim Ser Um Inovador… Será que Você…
- Tem em mente um produto inovador e quer tirar sua ideia do papel?
- Quer inserir uma nova invenção no mercado e ganhar dinheiro?
Pois é, esses pensamentos são mais comuns do que você imagina, e assim são criadas muitas das soluções e ferramentas que temos no nosso cotidiano. Se você também pensa assim, venha descobrir como concretizar sua ideia.
Vamos Falar então sobre os três passos para a Inovação:
1.Pensar fora da caixa:
Esse é o primeiro passo para inventar algo que traga Inovação. Comece lembrando dos problemas que enfrenta no dia-a-dia, nas tarefas que deseja realizar mais rapidamente, nos equipamentos que poderiam funcionar melhor, e assim por diante.
Várias ideias vão surgir. Quem sabe uma delas não é a sua chance de se tornar um empreendedor? Ah, e não se restrinja aos seus problemas: pergunte aos amigos, familiares, donos de lojas, vendedores, a qualquer pessoa! Você pode criar a solução para o problema de muita gente e mudar várias vidas.
2. Questione e Desenvolva a Sua Ideia
Agora use papel e caneta e bote a imaginação para funcionar!!!
Faça perguntas a si mesmo:
- Qual vai ser o impacto da minha invenção?
- Já existe algo no mercado que faz o papel do que eu quero criar?
- Que benefícios isso me trará?
- É uma invenção viável?
Depois de responder tais perguntas, comece a esboçar, a detalhar, a reunir as ferramentas necessárias, a planejar como produzir e a achar um investidor para financiar sua ideia, se for o caso.
Thomas Edison já dizia que para inventar, duas coisas são necessárias: imaginação e uma pilha de lixo. Então não esqueça da natureza inquieta dos inventores e não pare de se perguntar “E se?”, aprimorando cada vez mais sua ideia.
Se precisar de ajuda, procure alguém que entende do assunto. A IME júnior já auxiliou diversas pessoas e é capaz de fazer isso por você também. Entre em contato conosco clicando aqui!
3. Colocar à Venda
Depois de estruturar e detalhar bem o que quer, está na hora de colocar seu invento à venda. Porém, sem a devida proteção, você pode ter sua ideia roubada. Por isso existe a patente.
Você sabe o que é Patente?
Segundo o SEBRAE, considera-se Patente um documento formal, expedido por uma repartição pública, por meio do qual se conferem e se reconhecem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção descrita amplamente.
O objetivo da patente é proteger um novo produto de outras pessoas que possam colocar ele no mercado e levar o crédito da criação dele. Dessa forma, é indispensável a um inventor patentear sua invenção antes de divulgá-la, evitando cópias.
Para patentear uma invenção, o criador deverá elaborar uma descrição técnica de como é o processo de fabricação, a finalidade do produto, bem como uma série de dados necessários para que seja possível produzir a invenção em escala industrial, contando sempre com a ajuda de um escritório de patentes especializado.
Está insatisfeito? Use os problemas a seu favor!
Pense fora da caixa, questione e desenvolva a sua ideia, crie seu produto e mude a sua vida e a de várias pessoas. A IME júnior pode te ajudar, conheça um pouco mais dos nossos serviços clicando aqui.
Deixar um comentário