Ao montar um site para negócios, uma importante decisão é a escolha da “ferramenta” utilizada para tal. Atualmente, as opções mais escolhidas para montar sites são WordPress (plataforma de montagem de sites a partir de plug-ins prontos, feitos em linguagem php) e Html (linguagem apropriada para escrita de texto e montagem de sites). Mas, qual é a vantagem em escolher o html? O que faz com que seja html seja a melhor opção?
Para responder à questão, devemos explorar alguns pontos.
Customização
O WordPress é famoso por permitir a criação de um site sem nenhum conhecimento prévio de linguagem computacional. Tal benéfico vem com um preço: os sites ficam dependentes de plug-ins já prontos e disponíveis, fato que limita a customização do site: é mais complicado fazer algo novo ou não disponibilizado na plataforma, limitando o resultado final. Ja o Html é altamente editável por si só, fato que permite que o site tenha o formato exato que o seu dono precise.
Atualizações e Backups
Uma vez que o site já está na web, são necessários certos cuidados para mantê-lo funcionando, isso é, o site deve estar atualizado com a versão mais atual da plataforma.
Para o WordPress, que passa por atualizações mais frequentemente que o html, isso se torna uma desvantagem, já que todos os plug-ins usados no site devem estar atualizados para seu correto funcionamento.
Nesse sentido, para que não se percam dados, backups mais frequentes são necessários para o WordPress.
Complexidade
Para sites mais simples (em que predominam imagens e textos), WordPress pode resolver bem o problema, mas com o aumento da complexidade do site (uso de sistemas de compra on-line, por exemplo), mais plug-ins são necessários para que este funcione, fato que deixa o código mais denso e complexo, sendo mais difícil corrigir problemas.
Além disso, um uso maior de plug-ins aumenta a chance de mau funcionamento ou não funcionamento do site. Por não depender de plug-ins e lidar bem com funcionalidades mais complexas (não exigir um aumento tão grande do código para tal), html também ganha nesse aspecto.
Recursos
Como dito anteriormente, dada a maior quantidade de atualizações e backups, WordPress exige mais manutenção e hospedagem mais especializada, o que implica num maior uso de recursos (sejam esses recursos de tempo ou recursos financeiros). Já o Html exige menos para se manter em perfeitas condições.
Dessa forma, enquanto WordPress pode servir melhor para sites mais simples, o html abre possibilidades de customização que não existem no outro. Sendo assim, é imperioso a análise cuidadosa de qual ferramenta utilizar na hora de começar a fazer um site, ainda mais quando se considera critérios como confiabilidade e flexibilidade.
Ficou em dúvida sobre qual ferramenta utilizar? Fala com a gente que nós te ajudamos!
Deixar um comentário