O que faz o Engenheiro Químico?

Do pequeno laboratório à grande indústria, a profissão da Engenharia Química tem grande importância e aplicações muito abrangentes, estando presente nos mínimos detalhes do nosso cotidiano, desde a indústria petroquímica e produção de combustíveis à produção de perfumes e medicamentos. Ainda que tenhamos essa noção, todavia, é difícil entender a abstração por trás do que o profissional realmente faz.

Mas o que o engenheiro realmente faz?

Talvez você já tenha ouvido dizer que “o Engenheiro Químico é responsável por adequar processos químicos a escalas maiores, levando-os do laboratório à indústria”. Essa é uma noção verdadeira, porém simplista para o amplo espectro de atuação do engenheiro. E aqui vamos apresentar um pouco dessa realidade.

Processos fabris

A primeira e mais clara área de atuação do engenheiro é na indústria. Os processos químicos realizados em laboratório não podem ser diretamente utilizados de forma idêntica na indústria, com diferenças apenas nas quantidades de materiais e capacidades dos recipientes.

Há muito a se considerar nesse escalonamento, como as trocas de calor envolvidas nos processos, a potência de que se dispõe para realizá-los, as quantidades de produtos tóxicos eliminados no ambiente e diversos outros fatores que seriam desprezíveis em escala laboratorial. Assim, há grande demanda para o design de processos e equipamentos a serem utilizados nas fábricas, visando melhores condições para os operadores, menores prejuízos para o meio ambiente, economia de recursos, redução de desperdícios e assim por diante.

E o trabalho em laboratório?

Nos laboratórios, além de conhecer e acompanhar processos visando a adequação a escalas maiores, os engenheiros químicos podem ser responsáveis por supervisionar certos tipos de trabalho, especialmente de análise de qualidade de água, efluentes, resíduos, combustíveis, materiais energéticos, entre outros, acompanhado de químicos e laboratoristas.

A área de pesquisas

Na área acadêmica, os engenheiros atuam buscando soluções inovadoras para problemas existentes na área industrial e desenvolvendo novos produtos com vantagens competitivas.

O magistério

Por fim, também podem atuar como docentes no ensino superior, após concluírem pós-graduação lato sensu, para atuar em instituições privadas ou como substituto em instituições públicas, ou stricto sensu, para atuar como efetivo em instituições públicas. Além de atuar no ensino, pode, também, orientar trabalhos no meio acadêmico, seja para conclusão de curso ou desenvolvimento de linhas de pesquisa, e participar de trabalhos de extensão, que auxiliam a comunidade universitária e a sociedade em geral.

Possibilidades

Ainda com todo esses ramos de atuação, a Engenharia Química permite trabalhos conjuntos com as demais Engenharias, como de Materiais, Nuclear e de Alimentos, assim como as áreas da Medicina e Agronomia.

A importância

Tamanha aplicabilidade da Engenharia Química é capaz de mostrar a relevância do trabalho realizado pelo engenheiro, que contribui de forma para a melhoria da qualidade de vida da sociedade através de soluções inovadoras para o bem-estar pessoal, saúde e facilidades.