Você já parou pra pensar em o que é um aplicativo? Você sabia que nove a cada dez latinos usam Smartphones ? E que 99% deles têm o hábito de baixar aplicativos nos seus dispositivos?
O App, ou aplicativo mobile, é um software desenvolvido para utilização em dispositivos móveis. Tais aparelhos são Smartphones ou Tablets, que estão se tornando cada vez mais comuns e sendo mais usados. Normalmente, são desenvolvidos com a finalidade de proporcionar a realização de tarefas com grande praticidade. Tudo isso por meio de acessos simples e instantâneos.
Essencialmente, os aplicativos são voltados para facilitar a vida do utilizador. Por esse motivo, passaram a ter uma grande importância no dia a dia de milhões de usuários. Em apenas um toque, eles podem facilitar a comunicação e os afazeres do cotidiano.
Por essas e outras razões, o mercado de aplicativos está se desenvolvendo cada vez mais. De fato, ele possui essa tendência de crescimento, tornando qualquer empresa ou indivíduo capaz de proporcionar um serviço indispensável aos usuários.
E para as empresas?
Diante desse cenário no qual se tem o aumento do uso de smartphones, os aplicativos têm surgido como oportunidade para as empresas que desejam estar presentes na vida do consumidor, que está cada vez mais conectado.
Nesse contexto, fica claro que eles podem ser uma boa alternativa para empresas de todos os tamanhos. Melhor ainda. Os apps podem ser personalizados para o tipo de empresa, do produto, do serviço, ou ainda da demanda que precisa suprir. O espectro é enorme e permite que os funcionários se conectem, troquem mensagens ou mesmo gerenciem equipes. Isso é fundamental, uma vez que processos mais práticos e intuitivos tendem a fazer uma grande diferença no resultado e na entrega de produtos e serviços.
O envolvimento do cliente
A melhor característica de um aplicativo mobile é que ele permite que o portador se envolva com seus clientes em tempo real. Isso garante uma dinâmica interessante, capaz de agregar valor em diversos aspectos.
Se a estratégia do aplicativo e do conteúdo for feita de maneira adequada, você pode realmente transformar os clientes engajados em geradores de receita, aumentando seu faturamento. Além disso, conforme a utilidade do aplicativo atinja um grande público alvo, os usuários passam a se tornar divulgadores do seu trabalho, atingindo outros indivíduos, que por sua vez também podem vir a agir dessa maneira. Dessa forma, um ciclo de divulgação sem fronteiras é gerado.
Estratégia de marketing
Quantos aplicativos você já viu com propagandas espalhadas? Alguns chegam até a cobrar um preço para que você possa removê-las e, assim, não te atrapalharem mais.
Esses anúncios não estão ali por acaso. As empresas acertam um valor com o detentor do aplicativo para que possam estar ali presentes, assim ganhando maior visibilidade. Por que dar preferência em anúncios para comerciais ou jornais se podem ser feitos em aplicativos? A gama de pessoas que a divulgação por aplicativo atinge é muito superior, dadas todas as estatísticas que foram apresentadas de indivíduos com Smartphones e, consequentemente, usando os Apps.
Agora, coloque-se no lugar de uma pessoa que tem um aplicativo. Onde você acha que gostaria de divulgar seu produto para os usuários? Já sabe a resposta, né?
Esses são apenas poucos detalhes de um mundo extremamente maior. O mercado de aplicativos é super vasto e, a medida que uma empresa ou grupo não utiliza essa ferramenta, está deixando a concorrência passar bem a frente.
Estamos vivendo em uma era na qual o ser humano busca a facilidade. Já imaginou o quanto o seu negócio vai agregar com o uso de aplicativos? Por que não conversa com a gente? Entre em contato conosco e podemos te orientar da melhor forma possível em como conduzir suas ideias e fazê-las acontecer!
Autoria: Bruno Augusto Gordilho Araujo – Aluno do 1º Ano de Engenharia no IME
Deixar um comentário