Quando se trata de vendas, a projeção de um produto no mercado e a forma como ele é apresentado são muito importantes para o sucesso de um negócio. Nesse cenário, o E-Commerce tem sido uma ferramenta amplamente utilizada pelas empresas e lojas a fim de dar mais visibilidade e acessibilidade às suas mercadorias e serviços.

Mas o que é o E-Commerce?

Como o próprio nome já informa, trata-se do comércio eletrônico, ou seja, do anúncio e da venda por meio de equipamentos eletrônicos – sejam eles celulares ou computadores – que acessem plataformas na internet para esse fim, podendo ser classificado em “E-Commerce Próprio”, em que a empresa é dona da sua própria plataforma, e em “Marketplace”, em que a empresa faz seu anúncio em uma plataforma compartilhada com outras empresas.

O primeiro registro de uma atividade de E-Commerce foi em 1994 nos Estados Unidos pela empresa Pizza Hut, que, naquele ano, começou a receber pedidos realizados via internet. Essa iniciativa deu tão certo que começou a se tornar muito comum, chegando ao Brasil no ano 2000 e se tornando uma febre hoje em dia através de aplicativos de pronta entrega.

Por que o E-Commerce seria uma vantagem para o meu negócio?

Primeiramente pode se citar a vantagem da Abrangência Geográfica que essa ferramenta dá ao negócio tanto na forma de “E-Commerce Próprio” quanto na forma de “Marketplace”, uma vez que a empresa deixa de ser restringida a sua localização física, podendo anunciar globalmente o seu trabalho.

Quanto a forma de E-Commerce podem ser destacadas as seguintes vantagens:

Marketplace:

-Alta Visibilidade: Os principais marketplaces, como OLX e Mercado Livre, recebem milhares de visitantes por dia, o que colabora para a exposição dos produtos.

-Facilidade Tecnológica: A custo de uma comissão pelas vendas, o vendedor pode contar com uma estrutura já pronta para expor seus produtos, o que deixa o processo de anúncio mais rápido.

E-Commerce Próprio:

-Centralização: O vendedor tem controle desde o layout do seu site até o atendimento ao consumidor.

-Autonomia: O vendedor tem liberdade de personalização do site de acordo com sua marca, com possibilidade de realizar campanhas promocionais e de marketing.

-Gestão de Marca: Bom para tornar a marca mais conhecida e estreitar a relação com o cliente, melhorando sua reputação no mercado.

-Destaque: O vendedor não compartilha espaço com concorrentes.

Em linhas gerais, o modelo “Marketplace” é mais vantajoso para interações consumidor-consumidor, mais informais, enquanto que o “E-Commerce Próprio” é mais interessante para negócios formais que buscam garantir sua estabilidade e posição perante o nicho de mercado.

Quais os problemas que acabarei enfrentando caso não tenha um E-Commerce?

No cenário atual, um negócio que não possua um site ou outra plataforma digital estará colocando um obstáculo na sua comunicação com o cliente, uma vez que outras formas de anuncio são mais caras e não possuem as facilidades do ambiente online de um site, o que tende a deixar sua marca desconhecida e por consequência reduz o seu espaço no mercado.

O E-Commerce já não é mais um diferencial, é uma exigência básica de um negócio.

 Como faço para começar um E-Commerce?

Para um E-Commerce da forma “Marketplace” basta seguir as instrucões da plataforma escolhida para a criação de um anúncio, já para um “E-Commerce Próprio” será necessário primeira mente um serviço de hospedagem pra o site, ou seja, é necessário contratar um servidor para que mantenha o endereço do seu site na internet acessível 24h, a partir daí é apenas a elaboração do site com todas as suas páginas, vitrines, banners e outras ferramentas que podem ser feitas pelo próprio dono da empresa ou por uma outra empresa contratada a fim de deixar o site mais dinâmico.

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