Eficiência energética: como pode contribuir para a valorização do imóvel e proporcionar uma menor degradação do ambiente.

 

DesempenhoAtualmente, estima-se que a população mundial seja de mais de 7 bilhões de habitantes. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), em 2030 esse número pode chegar a 8,5 bilhões de pessoas. Esse grande aumento populacional vem acompanhado de um crescimento da demanda por produtos e serviços. A escassez e a dispendiosidade desses recursos traz à tona a necessidade da sociedade procurar por uma maior eficiência energética. Porém, ela deve surgir de forma a satisfazer as necessidades atuais sem comprometer o futuro. Essa eficiência energética é caracterizada pela utilização dos recursos disponíveis da melhor forma possível. Assim, pode-se garantir um melhor desempenho com um menor gasto.

Casa SustentavelEssas características podem ser encontradas, por exemplo, nas construções inteligentes.  Nelas, os projetos são pensados para aproveitar a luz do sol, a ventilação natural, e até mesmo ambientes que sejam capazes de reter calor. Isso proporciona uma diminuição em gastos com aquecimento e iluminação. Essas características também estão presentes e são importantes no ambiente empresarial.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) levantou dados de que 44% da energia consumida no Brasil é voltada para o setor de construção civil. A necessidade de se reduzir esse indicador e ainda garantir a sustentabilidade na construção civil torna esse tipo de empreendimento ainda mais valioso. Selos sustentáveis também tornam a obra mais valorizada. Receber uma boa etiquetagem no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) possibilita a valorização do imóvel.

Mas como é possível melhorar a classificação dessa etiquetagem? O processo de etiquetagem de edificações no Brasil ocorre de maneira distinta para edifícios comerciais, de serviços, públicos e residenciais. Neles são avaliados três requisitos: envoltória, iluminação e condicionamento de ar.

  • Envoltória

    A ineficácia nesse quesito faz com que o imóvel perca sua agradabilidade. Fica frio em um clima de inverno e quente em um clima de verão. Isso pode tornar o imóvel desconfortável. Como consequência desse fato, há um aumentando do consumo de aquecedores, umidificadores e condicionantes de ar. As possibilidades de se aumentar a eficácia da envoltória e melhorar sua etiquetagem no PBE são:

  • Cobertura verde: tornando o “telhado verde” é possível reduzir a temperatura interna do imóvel, sendo capaz de absorver até 90% mais calor que sistemas de cobertura convencionais.
  • Pintura clara: aplicando tintas de cores claras nos ambientes externos e na cobertura reduz a retenção de calor no edifício.
  • Vidros inteligentes: vidros eletrocrônicos que proporcionam um controle das intensidades da luz e radiações, como ultravioleta e infravermelho. Esses tipos de vidro podem proporcionar um maior conforto visual e um maior controle da temperatura no ambiente interno.
  • Iluminação

    É necessário pensar em medidas que tornem mais inteligente o uso da energia elétrica dentro das edificações. Seguem algumas medidas que podem ser tomadas:

  • Sensores de desligamento automático: colocar sensores em corredores que reconheçam movimentos, ligando e desligando as luzes automaticamente. Dessa forma, a iluminação só seria acionada caso houvesse necessidade.
  • Energias renováveis: utilização de painéis fotovoltaicos como forma de captar e armazenar luz natural, colaborando com a sustentabilidade na construção civil, reduzindo custos mensais com energia.
  • Ar Condicionado e Aquecedores

    Em algumas épocas do ano e em determinados lugares do Brasil, o calor é um problema. Logo, é imprescindível a utilização de ar-condicionado como forma de garantir o bem estar dos que estão presentes nas edificações. No entanto, existem soluções inteligentes e sustentáveis para esse tipo de problema:

  • Ventilação natural: projetar vãos que permitam a entrada e saída de ar fresco nas edificações, analisando, principalmente, a direção do vento na região. Isso torna o clima interno mais ameno.
  • Isolamento térmico: projetar sistemas de isolamento capazes de manter a temperatura interna. Consequentemente, diminuindo o consumo de energia e aumentando a sustentabilidade na construção civil.
  • Renovação de ar condicionado: buscar aparelhos mais novos e que possuam um consumo de energia menor, reduzindo os gastos.

Nos edifícios residenciais são analisados a envoltória e o sistema de aquecimento de água. Também os sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas etc.

SustentabilidadeA busca cada vez maior por alternativas que possam reduzir o consumo de energia colabora para o aumento dos indicadores de sustentabilidade na construção civil. No Brasil, cada vez mais, as pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos sustentáveis. Dessa maneira, a eficiência energética, além de colaborar para a sustentabilidade na construção civil, traz benefícios para o dono da obra. Isso porque, além de ocorrer a valorização do imóvel, o tempo de vida útil do empreendimento é prolongado e o dano causado ao meio ambiente é menor.

 

Autoria: João Ricardo Rios – 3º Ano de Engenharia de Fortificação e Construção